Conteúdo CBCA

Estrutura de Aço em complexo esportivo

Com o uso de estrutura de aço, o Complexo de Pádel do Clube Curitibano garantiu economia à sua construção, além de criar um visual leve e moderno, que estabelece uma relação positiva com o entorno. O projeto de arquitetura é do escritório local Saboia+Ruiz Arquitetos

Situado no bairro Parolin, em Curitiba, Paraná, o complexo esportivo é um centro de referência nacional para as competições de pádel - jogo semelhante ao tênis, mas sempre disputado entre duas duplas com raquetes e uma bola. A edificação do Clube Curitibano foi inaugurada no fim de 2017.

Autor do projeto de arquitetura, o escritório Saboia+Ruiz Arquitetos, em parceria com os engenheiros Ricardo Dias e Norimasa Ishikawa, responsáveis pelo projeto estrutural, teve como principal desafio instalar quatro quadras de 10 x 20 metros e eventuais arquibancadas provisórias, sem a interferência visual de elementos estruturais, ou seja, criar uma estrutura que permitisse poucos pontos de apoio e grandes balanços para responder às exigências de visualização dos jogos.

A estrutura em aço, portanto, foi a mais indicada para atender essas necessidades, mas também permitir que a obra tivesse impacto visual, estabelecendo uma relação positiva com o entorno urbano e a paisagem e cumprindo a previsão de custos do projeto.

“Somente uma estrutura em aço poderia nos dar um resultado formal e economicamente adequado”, afirma o arquiteto Alexandre Ruiz, sócio do Saboia+Ruiz Arquitetos ao lado de Thaís Saboia, Rodrigo Vinci Philippi e Haraldo Hauer. Segundo ele, a estrutura metálica é a própria expressão da arquitetura do complexo.

A solução de fechamento (vidro temperado e venezianas em policarbonato leitoso) permite a incidência de luz natural difusa no interior da construção e, ao mesmo tempo, ventilação natural abundante. Na cobertura, foram adotadas telhas de aço com isolamento termoacústico.

A estrutura principal do complexo possui oito pilares tubulares circulares posicionados nas laterais da construção, quatro de cada lado, que servem de apoio para vigas de transição treliçadas com 50 metros de comprimento e 6 metros de altura. Nas extremidades dessas vigas são apoiadas vigas treliçadas com 24 metros de comprimento e os mesmos 6 metros de altura. Essa “caixa” treliçada serve de suporte para a estrutura da cobertura e para os pergolados. As treliças principais vencem um vão de 22 metros no centro das quadras e permitem balanços de até 12 metros nas extremidades.

Para auxiliar no travamento lateral da estrutura, foi instalada uma pérgola metálica, que também atua para regular a escala na área de convivência. Outra solução original foi o uso de uma pequena treliça deitada para realizar o travamento no banzo inferior das treliças maiores. “Utilizamos esse recurso como alternativa à mão-francesa, que poderia criar alguma interferência indesejada no jogo realizado nas quadras”, conta o engenheiro Celso Antônio Thá, da Tecmetal, empresa responsável por fornecer a estrutura metálica.

Para garantir máxima durabilidade e minimizar custos com manutenção, a estrutura recebeu um sistema de proteção contra corrosão composto por jateamento de granalha padrão SA 2.1/2, pintura epóxi e pintura de acabamento poliuretano.

A estrutura do Complexo de Pádel de Curitiba foi montada em apenas 60 dias com o apoio de um guindaste, de forma parafusada, eliminando a necessidade de soldas no canteiro. Como seria inviável transportar as treliças de 50 metros em caminhões, elas foram divididas na indústria em quatro tramos e unidas por meio de parafusos ASTM A 325.

www.cbca-acobrasil.org.br

Ficha Técnica

Complexo de Pádel do Clube Curitibano
Local Curitiba (PR)
Conclusão da obra 2017
Área construída 1.580 m²
Projeto arquitetônico Saboia+Ruiz Arquitetos 
Aço empregado perfis tubulares ASTM A36 (ABNT NBR 7007 MR250) e perfis laminados ASTM A572 GR50 (ABNT NBR 7007 AR 345)
Volume de aço 100 t 
Projeto estrutural engenheiros Ricardo Henrique Dias e Norimasa Ishikawa
Fornecimento da estrutura metálica Tecmetal Estruturas Metálicas - Engº. Celso Antônio Thá 
Execução da obra VCCON Engenharia

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 447
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora