Conteúdo Refax:
Conforto ambiental e estética moderna

Com 26 mil metros quadrados de área construída, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, é composta por três blocos e um pátio central. No edifício principal, a fachada mais exposta à incidência solar foi revestida por brises metálicos da Refax. A empresa também forneceu os forros da central de atendimento e do auditório, contribuindo para a proteção acústica e design funcional

Inaugurado em março deste ano, com projeto do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, o Senac São Miguel Paulista tornou-se a maior unidade da instituição de educação profissional no estado de São Paulo e terá 80% de sua oferta de cursos destinada a vagas gratuitas.

Trata-se de um conjunto – três edifícios e um pátio central interligados – construído em um lote com 8 mil metros quadrados, com forma retangular e de esquina. Voltado para a movimentada avenida Marechal Tito, o bloco principal tem toda a fachada norte protegida do intenso ruído por uma caixilharia composta por vidros fixos. Para impedir a forte incidência solar, o escritório de arquitetura optou pela aplicação de brises metálicos nessa face.

Segundo Adriana Levisky, autora do projeto, o brise é um elemento fundamental na proteção das fachadas com alta incidência de luz solar. “A escolha desse modelo permite proteção na fachada iluminada, sombreando ao mesmo tempo em que garante vãos livres adequados para a ventilação natural. Também possibilita modulação de painéis e espaçamento que estão em sintonia com a estética contemporânea idealizada para a edificação”, explica.

O modelo escolhido – o brise RB60 perfurado, na cor alumínio – foi fornecido pela Refax, empresa que tem sua unidade fabril situada em Bragança Paulista, interior de São Paulo, onde emprega as mais avançadas tecnologias de produção industrial, com a preocupação de reduzir ao máximo seus impactos ambientais. O produto faz parte do Sistema Linear RB, que é composto por painéis lineares com quatro opções de largura fixados ao porta-painel autotravante (RB 30, RB60, RB100, RB200).

Assim, formam-se planos contínuos que podem ser combinados. Os painéis desse sistema podem ser lisos ou perfurados. A perfuração, que conta com várias opções de padrão sob consulta, permite boa visualização do ambiente externo sem perda da privacidade. Podem ser produzidos a partir de alumínio, aço zincado ou Aluzinc, além de estarem disponíveis em 20 cores padrão ou outras sob encomenda.

A Refax também forneceu o forro metálico da central de atendimento e do auditório localizado no pavimento térreo do bloco central, que, com capacidade para 200 pessoas, receberá eventos abertos à população. O modelo aplicado foi o NB100 liso e na cor preta.

A titular do Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana explica que o forro metálico foi escolhido porque atende às exigências de desempenho acústico no ambiente, além de promover flexibilidade no layout para diversas composições modulares e permitir abrigar toda a infraestrutura necessária para a realização de atividades no auditório com adaptabilidade e design funcional.

Integrante do Sistema New Baffle 100, o produto também pode ser usado como brises. Os painéis NB100 são lineares de formato tipo “U”, com 30 milímetros de base por 100 milímetros de altura e comprimento variável conforme projeto. São fixados sob pressão através de um perfil estampado denominado Porta-Painel NB, o que facilita sua remoção para acesso às instalações sobre o forro. Quando aplicado em fachadas recebe uma trava para o painel.

Todos os produtos da Refax têm tratamento de superfície executado em processo contínuo composto por decapagem química, aplicação de camada de primer e pintura com esmalte poliéster, com cura em alta temperatura (Sistema Coil Coating), o que garante sua resistência e durabilidade. Além disso, são fabricados em perfiladeiras e prensas de última geração, totalmente automatizadas, permitindo a padronização.

 

 

www.refax.com.br 
(11) 4035-0000

*O conteúdo do Acervo PROJETO está em constante atualização. Algumas matérias publicadas podem apresentar textos em desacordo com as regras ortográficas atuais, bem como imagens em menor resolução que o ideal, ou mesmo a falta delas. Ajude-nos a atualizar o site enviando mensagens aqui.