Colunas

História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo

Como se sabe, as pesquisas em História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil vêm protagonizando nas últimas décadas uma crescente ampliação de suas premissas teóricas e conceituais, fruto das transformações desse campo de estudos em todo o mundo e, em particular, da própria consolidação da Pós-Graduação no Brasil.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) tem participado dessas transformações por meio de constantes reformulações em seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, um dos mais antigos da área no Brasil (criado em 1972), como a que ocorreu em 2002, ocasião em que foram criadas oito áreas de concentração, entre elas a de História e Fundamentos.

Refletindo sobre suas premissas, conceitos, objetos e rumos de pesquisa, mais recentemente a área reorganizou suas linhas de pesquisa em três eixos: Memória, Práticas e Representações; Cultura, Produção Material e Instituições; Estética, Historiografia e Crítica.

Concebidas de modo a permitir a reunião das pesquisas a partir de eixos comuns de problematização da produção da arquitetura, do urbanismo e do design, e de suas múltiplas articulações com a história da arte, da técnica, do patrimônio, da paisagem, da cidade e da habitação, as novas linhas buscam ultrapassar os usos puramente operativos e repertoriais da história.

Nesse contexto, a realização da primeira edição do Seminário de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, entre 14 e 16 de maio de 2018, foi uma oportunidade de debater pesquisas discentes em nível de mestrado da área de concentração em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da FAU-USP.

O evento foi estruturado em consonância com a reorganização da área, dividindo-se em nove mesas de apresentação de trabalhos discentes, comentados por um professor orientador e acompanhados por um relator doutorando da área.

Pretendeu‑se, com isso, ampliar o conhecimento sobre pesquisas em andamento, fomentar encontros acadêmicos entre alunos de mestrado, doutorado e professores, publicizar a produção da área de História e Fundamentos para além dela mesma e da FAU-USP e, finalmente, produzir um balanço das três novas linhas de pesquisa da área, em suas especificidades, pertinência e articulações recíprocas.

A amplitude e diversidade de temas, recortes espaciais e temporais, fontes e métodos de trabalho apresentados no seminário indicam o vigor da área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo.

Por último, mas não menos importante, a conferência de abertura, Architectural Stories: Space, Representation and Narrative, proferida pela Profa. Dra. Nancy Stieber, da Universidade de Massachusetts, Boston, representou mais uma oportunidade de diálogo, contribuindo para o aprofundamento das discussões metodológicas e pedagógicas e para a reflexão crítica sobre o campo especializado que o seminário também pretende ser.

Ana Castro, Flávia Brito e José Lira constituíram as comissões científica e organizadora do 1º Seminário de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, realizado com o apoio da FAU‑USP e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Camila Oliveira, Fabiana Paiva, Leandro Leão e Thales Marreti também integraram a comissão organizadora. Os cinco arquitetos assinaram, em conjunto, o texto acima.

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 445
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora