Conteúdo Roll-on

Cobertura maximiza espaços e pé-direito

O projeto do condomínio de galpões da GLP Cajamar teve a meta de atender um cronograma de obra muito apertado, cumprindo a exigência de máxima segurança e qualidade na montagem. Além disso, a utilização do sistema de cobertura Roll‑on, desenvolvido pela Marko, foi determinante para atender a um pé‑direito mais alto (12 metros de altura), proporcionando maior capacidade de armazenamento, aproveitamento da área interna e economia com redes de sprinklers

Localizado em Cajamar, no interior de São Paulo, e com projeto do escritório Marcos & Farina, o empreendimento compreende dois galpões - cada um com uma média de 35 mil metros quadrados -, para os quais foi especificado o Roll-on, sistema de cobertura metálica indicado para grandes construções.

Praticamente plana, a solução possibilitou o máximo aproveitamento interno, com apenas 1% de caimento e altura na cumeeira limitada a 13,70 metros, permitindo a instalação de uma rede de sprinklers mais econômica. De acordo com o arquiteto responsável pela obra, Ademir Franzoi Marcos, a expectativa do cliente é de que o profissional contratado seja capaz de maximizar o aproveitamento do terreno.

No entanto, isso exige soluções complexas em diversas esferas do projeto, levando o arquiteto a considerar inúmeras questões técnicas em uma única solução. Ainda nesse aspecto, as unidades de armazenagem apresentam alguns pré‑requisitos, como áreas de manobra e de espera, pé‑direito que permita verticalização da armazenagem, etc.

Ele pontua a importância da cobertura dos armazéns, pois é a partir dela que a modulação e espaçamento dos pilares são definidos: “No caso da GLP Cajamar, a solução para cobertura foi o Sistema Roll-on devido à baixa declividade e a necessidade de pé-direito livre mínimos de 12 metros, um desafio bastante difícil em razão da largura do prédio, superior a 112 metros”.

A escolha também se deu, de acordo com o arquiteto, pelas excelentes soluções de arremates, vedações e previsão de acessos e circulações pela cobertura sem danos ao sistema. Por ser um produto industrial, pré-engenhado, ele explica, a entrega e montagem é ágil e de extrema segurança. “Em unidades de armazenagem com larguras superiores aos 112 metros, não encontramos no mercado nada que atenda tão bem como o Roll-on”, afirma.

O sistema integra estrutura e telhado no mesmo produto. Sobre a estrutura são desenroladas bobinas contínuas, formando canais que conduzem as águas captadas para as extremidades da edificação. Por meio dessa tecnologia, as emendas, furos e sobreposições são totalmente eliminados, garantindo total estanqueidade, mesmo em condições de chuva e vento fortes.

Para atender o nível de segurança exigido no projeto, todo o sistema foi montado no solo. A cobertura foi elevada já montada desde a estrutura metálica e bobinas até isolamento térmico, calhas e arremates. Esse recurso possibilita ainda maior controle da qualidade da montagem, que foi realizada em tempo recorde.

Outro benefício proporcionado pelo Roll-on foi a restrição da necessidade de vigas de transição na cobertura. Assim, a modulação adotada, de 25 x 28,5 metros de vão, concedeu flexibilidade ao layout interno e considerável redução na quantidade de pilares e fundações.

O sistema desenvolvido pela Marko é uma opção sustentável, já que suas bobinas pré-pintadas na cor branca são reflexivas, garantindo conforto térmico nos interiores. Além disso, admite ventilação e iluminação naturais e sistema de isolamento termo‑acústico - definições que contribuíram para evitar a formação de ilhas de calor e a reverberação do som.

www.marko.com.br 
(21) 3282-0400

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora