Case

Design e estética leve com economia de energia

A TensoFace é especialista em fachadas têxteis microclimáticas com a utilização de membranas micro perfuradas da Serge Ferrari. Tecnologia que traz sustentabilidade, economia, além de agregar beleza aos projetos

A fachada têxtil microclimática é composta do binômio: membrana têxtil perfurada e sistema de tensionamento. Essa solução permite um alto fator de proteção solar ao edifício, possibilitando a ventilação total e a circulação de ar entre a parede da edificação e a própria fachada têxtil, criando um microclima responsável pelo aumento do coeficiente de conforto térmico.

Essa vantagem sustentável resulta em uma economia energética que varia entre 40% e 70%, dependendo do modo de instalação, diminuindo a necessidade de uso de ar condicionado no ambiente.

Outra vantagem é a contribuição para o conforto luminoso: a membrana têxtil perfurada, com Transmissão Solar (Ts) média de 28%, permite tanto excelente proteção solar quanto transparência.Além disso, todos os elementos que compõem a fachada são feitos em materiais recicláveis.

Junto a outras características sustentáveis, a solução pode contribuir para a soma de pontos na obtenção de certificações ambientais, como o selo Leed. A membrana Soltis FT 381®, da empresa francesa Serge Ferrari, é composta por fibras de poliéster de alta tenacidade recobertas de PVC. Ela é pré-tensionada durante todo o ciclo de fabricação, procedimento que aumenta significativamente a longevidade do produto, proporcionando alta resistência e proteção reforçada dos fios.

A aplicação de verniz PVDF (concentrado de flúor) em sua superfície, facilita sua manutenção e limpeza. Com o sistema de tensionamento Facid 65®, de tecnologia alemã, que tem a TensoFace como representante exclusiva, é possível atingir uma perfeita tensão da membrana têxtil, até mesmo em fachadas de grandes dimensões. Um sistema de cremalheira nos perfis dispensa a manutenção mecânica. A tecnologia oculta o mecanismo de tensionamento, conferindo um design com excelente qualidade estética.

Os perfis permitem configurações adaptáveis a cada projeto, com formas variáveis, inclusive tridimensionais. No projeto de envelopamento do edifício Tech Center, em Sorocaba, interior de São Paulo, foi escolhida a solução de fachada têxtil microclimática. A obra com 1,3 mil metros quadrados de área, concluída em 2016, previa a implantação de fachadas em grande escala.

Pelo fato de a obra se localizar no “corredor de tornados” do Brasil (o segundo maior do mundo), o sistema devia considerar as altas velocidades dos ventos. A zona de Sorocaba possui alta probabilidade de receber tornados com ventos entre 117 e 180 km/h. Portanto, a fachada deveria estar preparada para suportar cargas de até 160 kg/m2.

Diante dessas condições, a TensoFace, em colaboração com a Serge Ferrari, apresentou a solução usando Membrana Soltis FT 381® com o Sistema de Tensionamento Facid 65®. Como resultado, a edificação obteve uma fachada com design muito leve e grande resistência. A tecnologia permitiu, ainda, produção e montagem limpas e rápidas (apenas 30 dias), com baixo consumo de energia.

www.tensoface.com.br 
tensoface@tensoface.com.br 
(71) 3033-3917

www.sergeferrari.com 
brazil@sergeferrari.com 
(11) 4508-7240
(11) 4508-6658

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 442
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora