Case

Arte e arquitetura

Os revestimentos Concreto Abstrato estão disponíveis em diversos formatos, cores e acabamentos, mas também podem ser criados sob medida, a partir de processos manuais, para gerar projetos arquitetônicos únicos. Autor da marca, Adriano Ferraz desenvolve ainda elementos vazados e paredes esculpidas em concreto ou mármore, voltados à decoração e construção de diversos ambientes

A recepção do novo escritório da Acer - multinacional fabricante de computadores -, no bairro Tamboré, em Barueri, São Paulo, tem paredes, bancadas e mesas revestidas com a coleção Concreto Urbano, da marca Concreto Abstrato. Produzidas inteiramente por processos manuais, as ripas de concreto foram personalizadas para atender as necessidades do projeto, aparecendo com dimensão de 2,00 x 1,20 metros.

Segundo o criador da Concreto Abstrato, Adriano Ferraz, detalhes como proporção e paginação das tábuas, textura do acabamento e cor dos painéis foram desenvolvidos em parceria com o escritório Jan Flores Arquitetura + Design, visando proporcionar uma experiência harmoniosa aos usuários e visitantes do espaço.

“A elaboração das ripas de concreto é realizada inteiramente por processos artísticos manuais, tornando‑as únicas mesmo quando replicadas. Os processos de texturização, corte e acabamento acontecem a partir de maquinário especializado, garantindo produtividade, consistência e qualidade”, comenta Ferraz.

Na sede da Acer Brasil, os cerca de 50 metros quadrados de paredes e fechamentos de mesas e bancadas foram rejuntados com o mesmo material utilizado para a confecção das ripas de concreto, o que possibilitou uniformidade.

Na Arteria, Adriano Ferraz desenvolve, entre outros elementos construtivos e de decoração, murais vazados de concreto inspirados em cobogós, indicados para dividir ambientes internos e externos. Trata-se da linha B-on-Bô (biombo), cujo conceito - “Dois lados da moeda” - permite a criação de peças com desenhos diferentes em ambos os lados.

Também cria paredes esculpidas em concreto leve e em pedras naturais, recebendo acabamento cimentício e/ou pintura. Para montá-los, ele entalha, lixa, pinta e encaixa cada peça manualmente.

Em um edifício no bairro Itaim Bibi, na capital paulista, por exemplo, um painel de mármore foi criado com material do mesmo lote que as placas instaladas nos pisos do hall de entrada. Nesse sentido, arte e função se misturam, possibilitando projetos arquitetônicos comerciais e residenciais diferenciados.

adriano.art.br 
concretoabstrato.com.br 
(11) 99687-3816

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 442
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora