Case

Aço une estética e funcionalidade em projeto corporativo

Situado em Brasília, Distrito Federal, o edifício da nova sede da produtora de audiovisual Fabrika Filmes foi concebido em aço para reforçar sua identidade e viabilizar vãos de grandes dimensões. Com o projeto, a empresa ganhou ambientes mais amplos e que promovem a integração entre seus funcionários

Promovendo a união entre forma e função, com elementos relacionados ao cotidiano da Fabrika Filmes, o projeto assinado pelo escritório brasiliense CoDA Arquitetos adotou o sistema construtivo em aço para permitir, no menor tempo possível, um edifício contemporâneo, com planta flexível, modulação eficiente e um grande vão no hall de entrada.

“A opção pelo sistema estrutural em aço veio das discussões com o cliente, em parte pela velocidade da execução, mas principalmente pelos aspectos estético e funcional da solução. O sistema permitiu ao projeto vãos maiores e total flexibilidade no espaço interno, tanto em planta como em altura. Além disso, o caráter industrial da estrutura remete à própria concepção da empresa, uma ‘fábrica’ de filmes”, explica Pedro Grillo, sócio-diretor do CoDA Arquitetos, ressaltando que o único local onde o material não aparece é no estúdio de filmagens, localizado no subsolo.

O projeto visou atender às necessidades cotidianas da produtora de audiovisual, possibilitando maior interação entre suas diversas equipes. Considerado o coração da convivência, o núcleo - um átrio com pé-direito triplo (11,1 metros de altura) - integra passarelas suspensas de circulação vertical, interligando os dois lados do edifício. A conexão também é propiciada pelas varandas longitudinais, formadas por amplos balanços do edifício ao longo dos pavimentos de escritórios, e fechadas com chapas metálicas perfuradas.

“O prédio serve a uma empresa em constante transformação, na qual a intensa convivência nos espaços comuns é um dos seus principais destaques”, diz Grillo. Os vãos livres transversais com mais de 10 metros são resultado da estrutura metálica empregada, montada com precisão por meio de ligações parafusadas, e do piso elevado. Este permite rápidas mudanças de layout, atendendo a uma necessidade da produtora, que, muitas vezes, precisa receber equipes inteiras de empresas parceiras.

O uso de steel deck, laje composta por telha de aço galvanizado e camada de concreto com sobrecarga elevada (não necessita de escoramento), também acelerou a execução da obra, além de conferir leveza à estrutura. Outra característica marcante nos pavimentos é a abundância de luz natural aliada à ventilação cruzada, dispensando, em grande parte do dia, o uso de recursos artificiais.

www.cbca-acobrasil.org.br

Ficha Técnica

Local Brasília (DF)
Conclusão da obra 2011
Área construída 1.700 m²
Projeto arquitetônico  CoDA Arquitetos
Aço empregado perfis laminados ASTM A-572 GR50; perfis soldados de abas planas e chapas de ligação ASTM A-572 GR50
Volume de aço 100 t
Projeto estrutural Paulo Resende e Sander Nascimento
Fornecimento da estrutura de aço Medabil Sistemas Construtivos S.A.
Execução da obra Medabil Sistemas Construtivos S.A.

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 443
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora