Biselli & Katchborian Arquitetos Associados: Residência, São Paulo

Uma observação mais acurada mostrará semelhanças entre a escultórica escada da residência projetada por Biselli & Katchborian nos arredores de São Paulo e a peça helicoidal que se tornou protagonista no edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, projetado por Oscar Niemeyer. Na moradia paulista, ela conecta o estar à passarela que une os volumes de acomodação do programa.

Imagens daquela que é uma das mais (se não a mais) memoráveis escadas da moderna arquitetura brasileira – a peça helicoidal existente no Palácio do Itamaraty, em Brasília, viabilizada por Joaquim Cardozo e Milton Ramos para a sede do Ministério das Relações Exteriores, criada por Oscar Niemeyer – foram exibidas para Mario Biselli logo nas primeiras reuniões. Era, de acordo com o contratante do projeto para uma moradia em condomínio fechado nos arredores da capital paulista, o tipo de escada que o escritório poderia desenhar para sua casa. A partir do apreço do cliente pela plasticidade daquele elemento, Biselli e Artur Katchborian – sócios no estúdio que acumula um vasto e premiado currículo de projetos residenciais, embora sua experiência seja bastante eclética em termos de programas – estabeleceram que a residência deveria contar com espaço social de amplo pé-direito para comportar a escada. Foi também um pouco em decorrência dela que o volume social da edificação resultou mais alto que largo, explica Biselli.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante