Arqbr Arquitetura e Urbanismo: Casa Güths, Brasília

Equilíbrio entre opacidade e transparência

Um volume mais denso e outro semiaberto conformam essa residência projetada pelo escritório brasiliense ArqBr, implantada em um condomínio nas imediações da capital federal. Concreto e ripado de madeira foram utilizados pelos autores, deixando transparecer os ambientes por trás da vedação frontal da moradia

Responsável pela implantação do Alphaville Brasília - assim como de dezenas de outros condomínios de concepções semelhantes em outras cidades -, a Alphaville Urbanismo pretende tornar aquele empreendimento o maior núcleo urbano planejado da região.

Clube esportivo (já implantado), faculdades, hospitais e prédios comerciais são elementos que a empresa prevê reunir no condomínio localizado no quilômetro 13,5 da DF 140, ao sul da capital federal, onde as primeiras residências começam a ser concluídas. Uma delas - a casa Güths - foi implantada no Residencial Alphaville 1 e teve como projetistas os arquitetos Eder Alencar e André Velloso, sócios do escritório Arqbr Arquitetura e Urbanismo.

Moradores da Asa Norte, em Brasília, os clientes aproximaram-se do estúdio por intermédio de um estagiário que trabalhou no Arqbr, segundo Alencar. Os proprietários haviam adquirido um terreno de 680 metros quadrados de área e contrataram o escritório para desenvolver o projeto da casa.

De formato trapezoidal, o terreno possui a testada mais larga que o fundo, configuração evidenciada pelos muros que o separam dos lotes vizinhos. “A moradia seria ocupada, sobretudo, aos finais de semana”, explica Alencar. Essa informação levou os arquitetos a definirem um partido no qual privilegiaram os espaços de convívio e lazer. Para eles, a principal questão a ser equacionada dizia respeito à dimensão do terreno considerada reduzida, uma vez que os clientes desejavam que a casa fosse térrea e, ao mesmo tempo, reforçaram a vontade de contar com a maior extensão possível de áreas verdes. Eles sugeriram também que os arquitetos usassem concreto, madeira e vidro, embora não tivessem cultura arquitetônica mais aprofundada. “Ao longo do tempo do projeto, eles foram mergulhando no mundo da arquitetura e confiaram plenamente em nosso trabalho”, revela Alencar.

A solução apresentada pelos sócios do Arqbr foi setorizar o programa distribuindo-o em dois volumes principais visíveis – enterrado, o terceiro é onde estão os espaços de serviços. “No primeiro, as áreas íntimas estão dispostas de forma linear, enquanto o segundo concentra os espaços sociais”, detalha Alencar. A forma como o projeto articulou esses dois volumes permitiu criar uma praça na parte posterior do terreno. Com a área edificada posicionada na parte frontal do lote, a praça interna e a piscina que a sucede são espaços preservados dos olhares externos.

Na avaliação de Alencar, a disposição proposta pelo projeto estimula e potencializa a convivência lúdica de moradores e convidados. Especificamente sobre a composição visual da fachada, o arquiteto pondera que mais que revelar, ela insinua o tratamento dado aos espaços. “Aqueles mais fechados correspondem à opacidade do concreto; os semiabertos, à permeabilidade do ripado de madeira, os totalmente abertos, ao próprio vazio”, ele discorre, observando que o estúdio desenvolveu o projeto, acompanhou a obra – “tivemos a sorte de ter um construtor muito atento aos detalhes”, destaca – e auxiliou na escolha do mobiliário. 

 

Arqbr
Eder Alencar e André Velloso são arquitetos formados em 2010 pela Universidade de Brasília. Alencar é o fundador do escritório Arqbr Arquitetura e Urbanismo, estúdio do qual Vellosso se tornou sócio em 2013. Alencar participou de várias competições de arquitetura. Antes de concluir o curso de arquitetura, Velloso estudou Engenharia Elétrica por três anos



Ficha Técnica

Casa Güths
Local Brasília, DF
Início do projeto 2014
Conclusão da obra 2017
Área do terreno 680 m²
Área construída 280m²

Arquitetura Arqbr Arquitetura e Urbanismo - Eder Alencar e André Velloso (autores); Gabriel Solórzano, Izabela Brettas, Rodrigo da Cruz, Hanna Neris (colaboradores); Pedro Santos (estagiário)
Paisagismo Quinta Arquitetura Design Paisagismo
Luminotécnica Raquel Rosildete
Estrutura Proest Projetos de Estrutura e Construção Civil
Instalações Alencar Costa
Construção Hélder Rossi
Fotos Joana França

 

 

Fornecedores

Prime Armários (marcenaria)
Ferrotec Esquadrias Metálicas (serralheria)

 

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 439
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora