AR Arquitetos: Edifício residencial Camburiú, São Paulo

O primeiro empreendimento imobiliário tocado por Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, denominado edifício Camburiú, resulta de um bem‑sucedido quebra‑cabeça espacial. A escolha do terreno - localizado na mesma rua do edifício 360º, concebido por Isay Weinfeld, na zona oeste de São Paulo - se deu em função da área (750 metros quadrados, compatível com o que procuravam os arquitetos) e da topografia em acentuado declive, sempre atrativa à criatividade dos profissionais da área. A ideia foi sobrepor casas, como numa vila vertical.

Juntamente com uma sócia investidora, Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg fizeram o dever de casa e se familiarizaram com todas as etapas do processo empresarial de formatação e gestão de um negócio imobiliário residencial. Contaram com a ajuda de arquitetos já iniciados no assunto, mas, sobretudo, centraram esforços na criação de um bom projeto. Leia-se: racional em meios materiais e, embora diferenciado tipologicamente, adequado à escala do entorno, onde o uso misto é ainda associado ao gabarito assobradado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante