O acesso principal ocorre através de rampa externa, caracterizada pelo desenho sinuoso

Isay Weinfeld: Instituto Ling, Porto Alegre

Inserido em terreno de esquina, no bairro Três Figueiras, na capital do Rio Grande do Sul, o Instituto Ling, projeto do arquiteto paulistano Isay Weinfeld, é uma caixa que parece flutuar e acomoda programa didático-cultural.

A caixa em que o arquiteto Isay Weinfeld inseriu o programa de um centro de cursos e de apresentações culturais é um exercício de distribuição da luz natural nos interiores. A implantação, aproximadamente um quadrado de 30 metros de lado, ocorre em terreno de esquina, localizado na rua João Caetano, 440, em Porto Alegre, protegida da via pela intermediação de suave talude.

Dessa forma, o térreo – a construção conta ainda com um pavimento inferior, de fruição do público, e um subsolo destinado à garagem – está solto do terreno, apoiado sobre pilares recuados e invisíveis desde o exterior. O andar, que agrega galeria de acesso/recepção, café, auditório para até cem pessoas e salas para cursos, é acessível por meio de rampa lateral externa, que, caracterizada pelo desenho sinuoso, é presença recorrente e marcante em projetos do arquiteto.

As fachadas frontal e lateral, por onde ocorre o acesso ao instituto, têm, respectivamente, orientação sudoeste e sudeste, sendo a primeira semitransparente (brises com angulação de 45 graus vedados com painéis de vidro piso-teto estão contidos nessa face flutuante) e a segunda uma superfície cega, interrompida apenas pela porta principal envidraçada. Os brises, então, proporcionam a iluminação amena à galeria de acesso, cuja ambiência clara (paredes e forros brancos, piso cimentado cinza) contrasta com o invólucro de madeira dos nichos programáticos a ela conectados. Já a setorização foi planejada de modo a posicionar no miolo da construção, onde é ausente a iluminação natural, ambientes estanques, como o auditório, ou de menor permanência, com a exceção da recorrência à luz zenital sobre a escada de ligação com os andares abaixo.

O pavimento inferior – semienterrado, graças ao caimento do terreno para o lado esquerdo – tem programa misto, didático (ambientes para aulas de culinária), de eventos (sala multiúso) e administrativo, também com acesso direto para a rua, reservado ao fluxo de funcionários. E, junto à sua fachada noroeste, um pátio aberto resguarda a construção em relação ao exterior, servindo de fonte de luz natural e cenário para o espaço de eventos. Enxuto em detalhes, o projeto tem o mérito de acomodar programa denso com a extrema simplicidade de sua linguagem arquitetônica. (Por Evelise Grunow)

 


Isay Weinfeld
Formado pela FAU/Mackenzie em 1975, escola na qual também já foi professor, Isay Weinfeld atua, além da arquitetura, em áreas como cenografia, cinema e desenho de mobiliário.

 

Fornecedores

Cecrisa, Gail (cerâmica)
Owa (forro acústico)
Deca (louças e metais sanitários)
Bobrik (acessórios de banheiro)

Ficha Técnica

Instituto Ling
Local Porto Alegre, RS
Data do início do projeto 2009
Data da conclusão da obra 2014
Área do terreno 1.981,70 m2
Área construída 3.291,06 m2
Arquitetura Isay Weinfeld (autor); Domingos Pascali e Marcelo Alvarenga (colaboradores); Mônica Cappa Santoni (coordenadora do projeto); Sebastian Murr, Alexandre Nobre, Cristiano Kato, Carolina Miranda, Danilo Zamboni e Lucas Jimeno (equipe)
Estrutura Benedictis
Fundação Milititsky
Elétrica e hidráulica CM
Ar condicionado Engemestra
Instalações de cozinha Marcelo Jacobi
Tratamento acústico Atelier Sul
Construção Capitânia
Fotos Leonardo Finotti

 

Publicada originalmente na revista PROJETO edição 428 - Dezembro 2015

 

*O conteúdo do Acervo PROJETO está em constante atualização. Algumas matérias publicadas podem apresentar textos em desacordo com as regras ortográficas atuais, bem como imagens em menor resolução que o ideal, ou mesmo a falta delas. Ajude-nos a atualizar o site enviando mensagens aqui.