EUA criam cidade laboratório para testes de tecnologias urbanas

A cidade de 40 quilômetros quadrados será construída ao custo de 1 bilhão de dólares no deserto do Novo México

Batizada de Cite City (Cite é a sigla em inglês para Centro para Inovação, Teste e Avaliação), a cidade terá capacidade para 35 mil pessoas, mas, na prática, não terá nenhum habitante. O objetivo é que ela sirva como um imenso laboratório de testes para novas tecnologias urbanas - áreas como sistemas de transporte inteligente, fontes alternativas de energia, telecomunicações etc.

Siga-nos no Facebook

A cidade laboratório de 40 quilômetros quadrados, situada em meio ao deserto do estado do Novo México, Estados Unidos, será construída ao custo de 1 bilhão de dólares, segundo informações da BBC Brasil.

Dentro do macroprojeto está prevista a City Lab, uma cidade em escala real construída à semelhança de um município de médio porte americano, que possuirá áreas urbanas, suburbanas e rurais. Haverá também um centro subterrâneo de operações e manutenção, conectado à toda infraestrutura da cidade.

A iniciativa é da empresa Pegasus Global Holdings, que informou à BBC Mundo que o trabalho de construção deve iniciar ainda este ano com recursos da iniciativa privada.

Alguns especialistas, como Richard E. Hanley, professor do New York City College of Technology, duvidam da eficácia do projeto, argumentando que a Cite City será um campo de provas útil para estudos de infraestrutura, mas que não servirá como um verdadeiro "simulador urbano”.

Veja: www.cite-city.com



Publicada originalmente em ARCOweb em 05 de Novembro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora