ArcoWeb

Espontaneidade da star architect: Zaha Hadid no Rio de Janeiro

A star architect Zaha Hadid esbanjou espontaneidade em sua passagem pelo Rio de Janeiro, no final de março. Uma das estrelas do Arq. Futuro, evento direcionado aos jovens estudantes de arquitetura, a anglo-iraquiana falou com naturalidade sobre mitos e verdades da sua carreira na conversa com a imprensa, ocorrida na véspera da apresentação no MAM, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 29 de março.

Sobre a diversidade de escalas em que atua, do móvel ao edifício, Zaha Hadid disse ter origem nos anos 1980, época de trabalho escasso em seu escritório, quando, em contrapartida, participu de série de concursos e exposições. “Não podíamos negar trabalho. É difícil ser mulher no mundo da arquitetura”, ela assinalou, incluindo na afirmação a cosmopolita Londres, em que vive e trabalha.

Rem Koolhaas, seu antigo professor na Architecture Association School of Architecture, de Londres, e parceiro temporário no OMA (Office for Metropolitan Architecture), recebeu de Zaha Hadid um elogio e uma reticência: “é o único que posso chamar de professor (...) mas a parceria profissional durou pouco porque temos personalidades iguais”.

Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, os bastidores do Pritzker, que Zaha conquistou em 2004 e é atualmente membro do júri, fizeram parte também da conversa, que será publicada na edição de maio da Projeto Design.

    Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Abril de 2012
    • 0 Comentários

    ENVIE SEU COMENTÁRIO

    PROJETOdesign e FINESTRA agora também para tablets!
    Grátis para assinantes


    Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nossos conteúdos também em tablets e sem custo extra.

    Assine agora