Sesc Pompeia recebe obras da escola de arte soviética

A exposição conta com reproduções de obras produzidas nos ateliês da escola de arte Svomas – Vkhutemas, fundada em 1918. Seus ideais foram inspiração para Lina Bo Bardi no projeto das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia


(Imagem: divulgação)

Entre 26 de junho e 30 de setembro, o Sesc Pompeia, situado na capital paulista, recebe a mostra “Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-2018″, que reúne reproduções de obras concebidas pela experiência pedagógica da instituição universitária soviética Svomas – Vkhutemas, marco que congregou os ideais da Revolução Russa de 1917 no ensino da arte e do design.

Vkhutemas foi uma instituição universitária aberta, em 1918, como ateliês livres de artes, os chamados Svomas. Logo, esses foram transformados na faculdade intitulada Vkhutemas, que revolucionou o ensino de arte e design, principalmente por seu caráter democrático. A tal revolução influenciou instituições no mundo, como é o caso da Bauhaus, mas teve curta duração e foi fechada pelo governo de Stalin em 1930.

No Brasil, as influências ocorreram nos movimentos concretos e na concepção do projeto das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia, assinado pela arquiteta e urbanista Lina Bo Bardi.

A mostra trará a reconstrução de trabalhos produzidos nos ateliês da escola, como projetos de arquitetura; painéis têxteis; porcelanas; mobiliários; maquetes; figurinos e cartazes. A curadoria ficou por conta do designer têxtil e artista plástico Celso Lima e da pequisadora de cultura e cinema russos Neide Jallageas.

No acervo, estão destacados o Pavilhão de Exposição Soviético de 1925 – construído para a feira de Artes Decorativas de Paris por Vladimir Melnikov e com interiores de Alexander Rodchenko – e o Palácio do Congresso, trabalho de graduação de Rashel Smolenskaya, em 1928, que ressalta a participação feminina na arquitetura da época.

Todos os desenhos da exposição foram refeitos pela equipe do escritório Formo Arquitetura e Design (Marco Antonio Sousa Silva, Carla Vendramini e Walter Piacentini de Andrade). As maquetes são obras do Goma Oficina.

VKHUTEMAS: O FUTURO EM CONSTRUÇÃO 1918–2018
Local Oficinas de Criatividade – Sesc Pompeia
Endereço Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo (SP)
Data
26 de junho a 30 de setembro
Horário Terça a sexta-feira, de 10h às 21h30; Sábado, domingo e feriados, de 10h às 18h
Mais informações na página do evento no Facebook
Entrada franca