Frida Escobedo assina o Serpentine Pavilion 2018

A arquiteta natural da Cidade do México criou um pavilhão que relaciona elementos da arquitetura mexicana com referências londrinas


Foto: Laurian Ghinitoiu

Inaugurado no início de junho no Hyde Park, em Londres, o Serpentine Gallery Pavilion 2018 foi projetado pela mexicana Frida Escobedo – a mais jovem arquiteta convidada a participar do projeto criado pela Serpentine Galleries em 2000. O pavilhão estará aberto até 7 de outubro deste ano – durante todo o verão europeu. Eventualmente, será transferido para um novo local, ainda desconhecido.

O edifício temporário, que combina elementos típicos da arquitetura mexicana com referências de Londres, é composto por um pátio com dois volumes retangulares construídos com telhas de cimento – essas foram empilhadas de modo a formar uma celosía, tipo de parede permeável típica da arquitetura mexicana, que permite a circulação do ar e visibilidade.

O pátio está orientado pelo eixo norte-sul, em referência ao Meridiano de Greenwich (distante a apenas alguns quilômetros do pavilhão). Dentro do pátio, encontram-se um espelho d’água e uma cobertura curva espelhada, que refletem a luz natural e destacam as mudanças ao longo do dia.

“Para o pavilhão, incorporamos luz e sombra, reflexão e refração, transformando o edifício em uma espécie de relógio que marca a passagem do dia”, explica Frida. “Geralmente, trabalhamos com materiais simples – materiais industriais – e tentamos criar formas ou arranjos mais sofisticados com eles. Não se trata de acabamentos super caros, é sobre o que você pode criar com coisas simples”, complementa.

Todo ano um arquiteto diferente – de nome internacional, mas que ainda não tenha projetado no Reino Unido – é convidado pela Serpentine Galleries para criar o pavilhão temporário no Hyde Park de Londres. Em 2017, o projeto foi assinado por Francis Kéré. 

Confira também: 7 projetos que exibem a trajetória do Serpentine Gallery Pavilion