Residência leva apenas 5 horas para ser construída

Pré-fabricada em aço galvanizado e madeira, a casa também pode ser remontada em outros locais


(Foto: Mariela Apollonio)


É do estúdio de arquitetura espanhol Baragaño o projeto da casa Montaña, localizada na região costeira e montanhosa das Astúrias. Tendendo ao estilo dos arredores rurais, mas sem excluir o traçado moderno, destina-se a um paisagista britânico e sua família como forma de segunda residência.

Os módulos levaram quatro meses para serem produzidos em uma fábrica de Madri, e posteriormente foram enviados até o local onde existia um antigo celeiro de pedra. A dificuldade de acesso foi um dos motivos pelos quais os arquitetos optaram pela construção pré-fabricada, já que os benefícios financeiros e ambientais são claramente obtidos quando se apresenta tal condição.

A volumetria da casa compõe-se por dois pavimentos estruturados em oito módulos de 2,15 x 5,30 metros. Os quatro da base são cúbicos, sendo que os quatro superiores inclinam-se para configurar um telhado assimétrico. Eles possuem chapa de aço galvanizado no núcleo e revestimento exterior de ripas finas de madeira, sendo soldados in loco. As telhas de ardósia foram adicionadas por um artesão local.

No pavimento térreo, a cozinha e a sala de estar integram-se e o único elemento entre esses ambientes é a escada de aço branco atirantada em duas vigas da laje. Com a intenção de proporcionar ampla área de estar à família, o espaço também recebeu grandes portas e janelas de vidro para que, quando abertos, pudessem acoplar as varandas ao redor da casa.

No andar de cima, dois quartos são separados por uma parede de policarbonato translúcida, permitindo maior entrada de luz natural para ambos os ambientes.

Os arquitetos também quiseram trazer para a casa, construída em apenas 5 horas, o conceito de ecoeficiência quanto ao consumo de energia e à materialidade empregada, uma vez que esse sistema praticamente anula a geração de resíduos. Além disso, de maneira versátil, o sistema pré-fabricado garante que a casa seja remontada em outro local de acordo com a preferência dos proprietários.



Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Janeiro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora