Projeto recria praia no interior paulista

Artificial e bastante realista, Praia da Grama será implantada em condomínio fechado em Itupeva, SP

(Imagem: Divulgação)

Juntos, o paisagista Benedito Abbud e o arquiteto Gui Mattos desenvolveram o projeto em resposta ao desafio de recriar o ambiente marítimo - ondas incluídas - longe do litoral, atendendo à solicitação da gestora de ativos imobiliários KSM e da Fazenda da Grama. A novidade foi anunciada no último dia 22 de abril.

A Praia da Grama será implantada no empreendimento Fazenda da Grama - a 50 minutos de São Paulo -, em uma área de 91 mil metros quadrados. Será dotada de uma faixa de areia de 500 metros de extensão e emoldurada por vegetação nativa da mata atlântica. Também contará com infraestrutura de lazer e relaxamento, incluindo restaurantes, academia com piscina coberta, spa, bar, salão para eventos, quadras de beach-tênis e beach-vôlei - programa estabelecido pelo contratante - tudo exclusivo para os moradores/proprietários e seus convidados.

Já na implantação, definiu-se o posicionamento da água em frente a uma encosta de mata nativa, obedendo à especificação do fornecedor da piscina de ondas, situação que ainda brindará os usuários com um por do sol na água. A proposta remete também à Serra do Mar, afinal a ideia era reproduzir a condição natural encontrada nas cobiçadas praias do litoral paulista.

O paisagismo foi pensado como um percurso: "Quando o frequentador chegar, vai enxergar a piscina em um nível mais baixo. Só depois, ao ultrapassar a barreira formada pela vegetação, terá uma visão panorâmica do lugar e aquele efeito de 'uau'", explica Benedito Abbud, paisagista encarregado do projeto, acrescentando que a arquitetura dos equipamentos de apoio e lazer, assinada por Gui Mattos e repleta de madeira, vai despontar discretamente em meio às plantas. “Vamos trazer espécies de grande porte que se adaptam às condições locais, como coqueiros, além de pedras e areia, tudo natural”, continua Benedito. 

Responsável pelo projeto arquitetônico dos equipamentos de lazer do complexo, o arquiteto Gui Mattos concebeu edificações abertas e térreas, totalmente integradas à natureza ao redor. "Fui convidado por causa do meu histórico de surfista e pelo bom número de casas de praia que projetei no escritório, claro", diverte-se. De todo modo, a afinidade do profissional com o tema rendeu valiosas contribuições: "A gente propôs abraçar a praia. Em vez de uma arquitetura retilínea, que formaria chanfros, pensamos numa espécie de anfiteatro, emoldurando a faixa de areia, cujo ponto central parte do eixo da piscina de ondas. Serão construções radiais, abertas e repletas de caixilhos, como se fossem grandes varandas voltadas para o mar - serão percebidas como grandes 'sombras' no local”, conta.

Esse formato em leque - também presente no tanque - surgiu como um aprimoramento do sistema desenvolvido pela empresa espanhola Wavegarden, capaz de produzir ondas próprias para surfe. Criada no País Basco e uma das mais completas do mundo, a tecnologia consegue gerar ondas de 0,5 a 2 metros de altura e diferentes graus de dificuldade. “São mil ondas por hora, sob medida para os mais experientes no esporte e para os que estão iniciando, de qualquer idade”, explica Oscar Segall, fundador da KSM, enfatizando o ineditismo de uma piscina do gênero no país.

Um grande desafio para o projeto apareceu justamente no encontro da areia com a água. No caso da Praia da Grama, previram-se tanques semelhantes às típicas lagoinhas formadas na faixa de areia com o vaivém das ondas - que servirão como lava-pés antes do mergulho na piscina maior, revestida de argamassa com agregados minerais -, verdadeiros pontos de recreação para as crianças pequenas. Até mesmo o tamanho dos grãos de areia teve de ser estudado. "Se fossem muito pequenos e leves, o vento poderia carregar para dentro da piscina e estragar os sistemas de tratamento de água e ondulação", complementa Gui.

A Praia da Grama faz parte da expansão da Fazenda da Grama, que prevê oferta de novos lotes. A primeira etapa será lançada em junho de 2019, com entrega prevista para outubro de 2020 - quando também será concluída a piscina com ondas.

Com uma área total de 3,3 milhões de metros quadrados, que contempla um total de 467 lotes e cerca de 100 casas já construídas, a Fazenda da Grama é um condomínio exclusivo inaugurado em 2004 em Itupeva, SP, após incorporação pela Jaguari Comercial e Agrícola
e pela Terras Novas Administração e Empreendimentos. Conta com extensas áreas de vegetação densa e estrutura para diversas opções de lazer ao ar livre, além de campo de golfe.

Saiba mais no site



Publicada originalmente em ARCOweb em 30 de Abril de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora