Exposição em São Paulo permeia pensamentos de Le Corbusier

Realizada no Museu da Casa Brasileira, a mostra conta com reflexões de escritórios brasileiros sobre o modernismo no país a partir do trabalho do arquiteto franco-suíço

 

A exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo” será inaugurada no dia 16 de junho, às 14h, no Museu da Casa Brasileira (MCB), na capital paulista. Com curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da Cremme – Editora de Mobiliário, por meio do Instituto Cremme, a mostra permeia os pensamentos de Le Corbusier para além do perímetro da arquitetura.

Buscando manter vivo seu pensamento moderno e revolucionário, artistas, designers e arquitetos brasileiros foram convidados a propor interpretações sobre o modernismo no Brasil a partir do trabalho do arquiteto franco-suíço.

Diversos escritórios brasileiros, como o Aleph Zero, AR Arquitetura, Bloco Arquitetos, FGMF, Gabriel Ranieri, Pedro Ribeiro, Estudio Guto Requena, Metro Arquitetos Associados, MNMA Studio, VR ONE, Nitsche Arquitetos, Play Arquitetura, Terra e Tuma e Triptyque Arquitetura, refletiram sobre como hoje repercute o processo modernista no território nacional e dentro do próprio ambiente de trabalho. Para sustentar as reflexões dos arquitetos na mostra, haverá citações do artigo do filósofo francês Mickaël Labbé.

O público poderá conferir, ainda, ilustrações de Alexandre Benoit, inspiradas em conversa entre o premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e Catherine Otondo; além de obras dos artistas Carla Chaim, Lucas Simão e Ivan Padovani, que exibem noções de simetria, perspectiva, movimento e composição.

Também estarão expostas peças da Oficina de Marcenaria elaboradas em parceria com o Instituo Leo, que propõem a releitura do modernismo por meio da concepção de móveis inspirados nas obras de Le Corbusier. Já os Irmãos Campana apresentam a instalação Taquara, no jardim do museu.

“Nos trabalhos expostos, temos um desafio às várias disciplinas que se entrecruzam nos campos do design e da arquitetura, permeados pela experimentação técnico-artística. Uma oportunidade para observar a diluição de suas fronteiras, cada vez mais tênues, na contramão do mundo das especializações”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor-técnico do MCB.

 

Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo
Local Museu da Casa Brasileira (MCB)
Endereço Av. Brg. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo (SP)
Abertura 16 de junho (sábado), às 14h (entrada gratuita)
Período 16 de junho até 12 de agosto de 2018
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada); Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos; Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada; Gratuito aos fins de semana e feriados.
Mais informações no site do MCB ou no telefone (11) 3032-3727