Livro contextualiza criações do designer Sergio Rodrigues

A obra apresenta um recorte da produção do designer sob a perspectiva do desenho

Sergio Rodrigues (Foto: Fernando Laszlo)

 

Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o livro “Sergio Rodrigues/Designer” será lançado pela Editora BEĨna loja Dpot, em São Paulo, em evento aberto ao público e gratuito. Organizado por Baba Vacaro – que também assina os textos – e Fernando Mendes, conta com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo.

A obra busca contextualizar a produção de Sergio Rodrigues no cenário da modernização do móvel nacional e internacional e apresentar um recorte da mesma sob a perspectiva do desenho, agrupando alguns conjuntos de soluções de projeto de acordo com aspectos formais e construtivos. 

Sergio Rodrigues costumava contar que, ao desenhar a poltrona Mole, rabiscou um boneco largado sobre o móvel e pensou: “Isso vai dar certo”. Isso porque notou que o boneco estava “contente” ali. Tal fato resume a forma como o designer trabalhava, criando personagens e imaginando histórias para cada peça.

Essa maneira curiosa de criar é singular a Sergio Rodrigues, que se definia como um desenhista de móveis de madeira, e que se destacou por abordar a junção de intuição e afetividade a questões do uso, forma e adequação ao espaço.

Nesse contexto, a publicação aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, detalhes construtivos e espacialidade, além da presença da figura humana, que proporciona a percepção da escala da peça, representa a intenção do designer e indica o modo de utilizá-la e a ambiência – e que, muitas vezes, propõe uma narrativa que vai além do produto.

Lançamento do livro “Sergio Rodrigues / Designer”
Local Loja Dpot
Endereço Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479, Jardim América – São Paulo (SP)
Data 14 de dezembro (Quinta-feira)
Horário 18h às 21h
Evento aberto ao público e gratuito