Inscrições abertas: prêmio Instituto Tomie Ohtake

As inscrições para o 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel se iniciam no próximo dia 5 de abril (sexta-feira). Nesta edição, projetos de estudantes também serão contemplados

A iniciativa visa mapear a produção arquitetônica contemporânea brasileira ao destacar, pelo sexto ano consecutivo, projetos significativos construídos no panorama atual do país levando em conta o comprometimento com o local de implantação e a sustentabilidade, assim como a inventividade projetual e construtiva.

O 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel introduz a categoria UNIVERSITÁRIOS, pensada para estudantes de arquitetura submeterem projetos não construídos e alinhados com o tema “Revitalização, Requalificação, Renovação”. Podem participar universitários regularmente matriculados em cursos de arquitetura de nível superior, reconhecidos ou autorizados pelo MEC, brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos. Até três projetos serão selecionados e farão parte de exposição realizada no Instituto Tomie Ohtake em 2019, além de serem publicados no catálogo do Prêmio. Um estudante dentre os selecionados será premiado com um estágio em escritório de arquitetura.

A categoria PROFISSIONAIS, como nas edições anteriores, é voltada para escritórios e coletivos de arquitetura, arquitetos brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos (a contar da data da inscrição do projeto). Serão selecionadas até dez obras que farão parte da exposição no Instituto Tomie Ohtake em 2019, além de serem publicadas no catálogo do Prêmio. Três projetos dentre os selecionados ganharão viagens internacionais para destinos com interesse arquitetônico.

O júri do 6º Prêmio Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel reúne os arquitetos Helena Aparecida Ayoub Silva; Héctor Vigliecca; Joice Berth; Pedro Vada e Priscyla Gomes.

Vale saber que, desde na primeira edição (2014), o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel já recebeu 764 projetos inscritos, provenientes de 17 Estados e do Distrito Federal. Em 2018, o 1° lugar ficou com Héctor Vigliecca (Vigliecca & Associados) com o projeto Parque Novo Santo Amaro V (São Paulo, SP), enquanto Rodrigo Calvino (C+P Arquitetura) foi o segundo colocado, com o Hostel Villa 25 (Rio de Janeiro, RJ), e Carlos M. Teixeira (Vazio S/A) foi o terceiro, com o projeto Casa Cerrado (Moeda, MG). Coube a Paulo Mendes da Rocha (Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos) o prêmio Hors concours pela obra do Sesc 24 de Maio (São Paulo, SP).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, até 09 de maio de 2019, pelo site oficial Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel