Inscrições abertas para 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

As inscrições no concurso de design voltado a universitários e recém-formados em todas as áreas do conhecimento vão até 8 de outubro de 2019

(Imagem: Divulgação)

"Circular" é o tema da segunda edição do Prêmio de Design promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e Leroy Merlin. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do concurso até 8 de outubro de 2019.

Nesse ano, um debate sobre Design Contemporâneo – a realizar-se em 16 de maio de 2019, às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake - será promovido com a intenção de ampliar as questões acerca do tema desta edição. São convidados: Marta Porto, jornalista e especialista em políticas de comunicação, arte e cultura, além de curadora de exposições e projetos artísticos; Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e autor de “Muito Além da Economia Verde”; e Raquel Rolnik, arquiteta urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). A mediação fica por conta de Priscyla Gomes, curadora do Instituto Tomie Ohtake.

“Projetar hoje, tendo em vista uma economia circular, é prever reaproveitamentos, usos futuros, novas instâncias de produção e consumo. Da moda ao design de objetos e produtos, a reciclagem e o upcycling tem aberto uma profícua gama de possibilidades”, afirma Priscyla Gomes, uma das integrantes do júri que inclui: Guilherme Falcão, Indaia Militão da Silva, Luiza Crosman, Luís Antônio Jorge, Pedro Moraes e Rodrigo Ohtake.

Voltado a estudantes universitários de todas as áreas, a iniciativa propõe a cada edição um tema desafiador para instigar soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas, discutindo o cenário social, político, urbano, habitacional, demandas tecnológicas e novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Podem se inscrever estudantes universitários regularmente matriculados em cursos técnicos ou de nível superior; graduados há no máximo dois anos - a contar do ano corrente -; além de coletivos em que todos os membros respondam a tais condições. Só serão aceitos os cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC. Estrangeiros também podem participar.

O prêmio também não se restringe a categorias, pois visa a relação do design com outros territórios, como arquitetura, biologia, engenharia e ciências sociais. Os projetos finalistas, que receberão R$ 5.000,00 para execução do protótipo, ganham também exposição no Instituto Tomie Ohtake e integram um catálogo impresso sobre o Prêmio. Na data da abertura, serão anunciados os três vencedores contemplados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior.

Acesse o site oficial do 2º Prêmio de Design promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e Leroy Merlin para mais informações.

Debate “O Design do Contemporâneo”
Local Instituto Tomie Ohtake
Endereço Avenida Faria Lima, 201 – Complexo Aché Cultural, Pinheiros – SP
Data 16 de maio de 2019
Horário 19h
* Entrada franca - capacidade 150 lugares

Programação
Comunicação e Cultura | Marta Porto
“Como a cultura influencia nossos modos de lidar com a informação e conhecimento?”
Economia Circular e Sustentabilidade | Ricardo Abramovay
“Quais os desafios à manutenção de nossos recursos naturais? Como respondemos às demandas contemporâneas de produção?”
Fluxos nas Cidades | Raquel Rolnik
“Quais as condicionantes urgentes à vida nas grandes cidades? Como possibilitamos acesso democrático aos diferentes locais?”

Publicada originalmente em ARCOweb em 14 de Maio de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora