Inauguração de museu em Weimar celebra centenário da Bauhaus

Desde o último dia 6 (sábado), a cidade de Weimar rememora com um novo edifício a influência da principal escola de artes e design do século XX

Um novo Museu da Bauhaus abriu as portas no último sábado, 6 de abril de 2019, ano em que a escola de artes e design Bauhaus - que definiu em grande medida a produção industrial, artística e também arquitetônica do século XX -, comemora 100 anos da fundação de sua primeira sede, em Weimar.

O projeto da arquiteta Heike Hanada para a mesma cidade do leste alemão destaca a história da Bauhaus e explora abordagens do design contemporâneo e futuro. Minimalista, assume formato de cubo - em sintonia com a fase inicial da escola iniciada por Walter Gropius em 1919 - e apresenta acervo composto por mais de mil objetos. 

As celebrações prevêem para 8 de setembro deste ano a inauguração de outro museu da Bauhaus, porém em Dessau, cidade que abrigou o segundo endereço da escola - emblemático edifício modernista de 1925 - até o estabelecimento em Berlim, sob a direção de Mies van der Rohe, e o posterior fechamento pelos nazistas. 

Confira os vídeos!

Weimar

 Dessau

Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Abril de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora