GBC Brasil lança programa referencial para casas ecoeficientes

Iniciativa, apresentada oficialmente em agosto de 2014, conta com nove projetos pilotos

Durante conferência internacional, o departamento nacional do Green Building Council lançou oficialmente o programa “Referencial GBC Brasil Casa”, que visa suprir a demanda habitacional efetiva, disseminando parâmetros de ecoeficiência para unidades residenciais unifamiliares ou multifamiliares.

Com chancela da certificação LEED, a iniciativa conta com nove projetos pilotos, de três regiões brasileiras, com características climáticas e situações socioeconômicas distintas, selecionados a fim de tornar o novo selo mais abrangente.

Já finalizados, os programas da "Vila Maresias", construída na praia de São Sebastião, litoral paulista, pelo escritório LCP Engenharia & Construções, e do “Apartamento Sustentável”, localizado na região do Jardins e reformado pela empresa Sustentax, já receberam o selo LEED nas categorias Prata e Ouro, respectivamente.

Ainda em fase de construção, também fazem parte do projeto piloto as "Casas em Steel Frame", projeto do Doke Arquitetura, a “Catuçaba Ecovilla”, do Studio MK27, a “Residência Hilgert Silveira”, do escritório Ames Arquitetura, a “Residência Sustentável de Brasília”, de Zárya Arquitetura e Engenharia, a “Casa Madagascar”, do Bauau Arquitetura, e a “Casa da Chapada”, desenvolvida pela arquiteta Raquel Moussalem.

"O programa-piloto propõe cinco critérios de avaliação, estabelecidos durante os dois meses em que o sistema passou por consulta pública. O produto final desse trabalho é o lançamento de um livro, um guia de referência de casas sustentáveis", conta a coordenadora técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara.

Para mais informações sobre o referencial, acesse: www.gbcbrasil.org.br

Publicada originalmente em ARCOweb em 15 de Agosto de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora