Fórum de Arquitetura traz Elizabeth de Portzamparc e Sou Fujimoto

O Dia do Arquiteto, parte da programação da Expo Revestir, teve a presença dos arquitetos Elizabeth de Portzamparc e Sou Fujimoto para o Fórum de Arquitetura e Construção 2019


Sou Fujimoto, Elizabeth de Portzamparc, Evelise Grunow e Fernando Mungioli em debate do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção – FIAC 2019  (Foto: divulgação Expo Revestir)

Elizabeth de Portzamparc e Sou Fujimoto estiveram no Dia do Arquiteto, seção do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção – FIAC 2019 que aconteceu durante o último dia da Expo Revestir, 15 de março deste ano, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Iniciando o FIAC 2019, Elizabeth de Portzamparc pronunciou, dentre suas falas, sobre a responsabilidade da visão do arquiteto e da promoção de ações de cunho político para se ter a arquitetura como agente de transformação. A arquiteta também discorreu sobre como suas obras se basearam em tal viés de produção, exemplificando a partir de alguns projetos próprios.

Da mesma maneira, o arquiteto japonês Sou Fujimoto apresentou ao público projetos que marcaram sua carreira – dentre outros, o Pavilhão Serpentine Gallery 2013, em Londres, o banheiro público transparente, no Japão, e o icônico edifício residencial L’arbre Blanc já em construção, na França –, demonstrando como o sistema de grids norteia a concepção dos espaços em suas obras.

O debate subsequente, mediado pelo publisher Fernando Mungioli e a pela editora executiva Evelise Grunow da revista PROJETO, interagiu com os arquitetos a partir de perguntas sobre suas carreiras e pontos de vista sobre a arquitetura e o urbanismo no mundo atual.

A Expo Revestir teve, ainda, o tradicional stand da revista PROJETO que funciona como uma praça de estar aos visitantes da feira. Desta vez, a área se estabelecia como uma extensão do ambiente por ter recebido o mesmo piso que reveste o pavilhão para o evento. O projeto foi realizado em parceria com a empresa de mobiliário urbano mmcité 8.