Mostra em SP revela projetos inéditos de Niemeyer

Em cartaz a partir de 5 de junho, a exposição reúne mais de 300 projetos do mestre, muitos deles não executados, além de fotos e desenhos inéditos

Oscar Niemeyer – Clássicos e Inéditos” é o nome da exposição que entra em cartaz no mês de junho, em São Paulo, reunindo mais de 300 projetos do mestre. Três andares de galerias do Itáu Cultural abrigarão plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos das obras, muitas delas não executadas.

Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, a mostra é dividida tematicamente entre trabalhos construídos em São Paulo, clássicos e 51 projetos inéditos.

Dentre as 309 plantas e croquis, o destaque fica com um rolo de 16 metros de comprimento desenhado por Niemeyer durante a gravação do documentário “Oscar Niemeyer – O Filho das Estrelas”, dirigido por Henri Raillard em 2001.

“Os desenhos inéditos permitem ver a metodologia de Niemeyer, assim como seguir o seu modo de conceber, desenhar, escrever e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Ele colocava suas opções visuais por escrito, em textos que chamava explicações necessárias”, conta Mendes da Rocha.

Pela primeira vez está acessível ao público um conjunto de 20 croquis preparados por Niemeyer, em 1997, denominados “Aula”. O objetivo do arquiteto era que o material percorresse as universidades de todo país a fim de transmitir seu pensamento plástico, político e existencial.

Ainda entre os destaques estão o projeto da Cidade do Futuro, nunca construído, bem como o plano diretor da Cidade de Negev, desenvolvido em 1964 para a criação de uma vila em meio ao deserto de Israel.

Os visitantes também poderão contemplar a maquete da sede do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, projetado por Niemeyer e Lucio Costa em 1936, além do programa completo da residência da família Buarque de Hollanda, erguida em São Paulo na década de 1950.

“Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos”
Local: Itaú Cultural
Data: de 5 de junho a 27 de julho
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo
Horário: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca