Exposição na Casa de Vidro comemora os 50 anos do Masp

Até 17 de novembro, a Casa de Vidro expõe acervo exclusivo dos primeiros esboços do Masp, projeto de Lina Bo Bardi que se tornou ícone arquitetônico da cidade de São Paulo


Reprodução / Aarquiteta

A exposição “O Masp de Lina, Croquis de processo, 50 anos do edifício na Avenida Paulista” começou no dia 1 e vai até 17 de novembro, reunindo desenhos à mão, imagens e documentos que revelam o processo criativo da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi desde o pensamento até a obra construída. A inauguração da sede do Museu de Arte de São Paulo na famosa avenida de São Paulo aconteceu no dia 7 de novembro de 1968. Antes, funcionava na rua 7 de Abril, no centro, desde 1947.

“Como todo projeto arquitetônico, a versão construída é uma evolução de ideias. O edifício teve diversas versões antes de se materializar. Os desenhos preliminares da Lina mostram o volume principal como um grande prisma de fachadas em concreto, diferente do que foi construído; da mesma forma a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 50”, explica Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi, sediado na Casa de Vidro, e curadora da exposição.

Segundo a curadora, a mostra é uma oportunidade única para conhecer documentos e informações do acervo raramente compartilhados com o público. Além dos croquis, o salão principal da Casa de Vidro – também de autoria de Lina – apresenta maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto de um dos mais populares e importantes museus mundiais.

A exposição também integra a série Acervo Aberto do Instituto Bardi / Casa de Vidro, criada em setembro de 2017 com a proposta de revelar aspectos pouco conhecidos sobre a residência e o legado do casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, cofundador do Masp.

 

O Masp de Lina, Croquis de processo, 50 anos do edifício na Avenida Paulista
Local Casa de Vidro 
Endereço Rua General Almerio de Moura, 200 – Morumbi, São Paulo (SP)
Período 1 a 17 de novembro de 2018
Visitação quinta-feira a sábado 
Horário 10h; 11h30; 14h; 15h30
Para mais informações acesse o site oficial do Instituto Bardi