Estúdio HAA!: Casa Granada, Nova Granada, SP

Localizado no interior de São Paulo, o terreno de dimensões contidas abriga uma construção de uso residencial que se divide em dois volumes caracterizados por formas distintas. Como parte integrante dos elementos norteadores do projeto, estão a estrutura heterogênea e a topografia natural do lote

Com início em 2013, o projeto da residência unifamiliar foi elaborado em um terreno de aproximadamente 300 metros quadrados, na cidade de Nova Granada – próxima à cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. A casa deveria respeitar alguns princípios predefinidos tanto pelo Estúdio HAA!, escritório paulistano autor do projeto, quanto pelos clientes.

Por parte dos últimos, vieram os pedidos do uso de pé-direito duplo na área social e uma ampla varanda com vista para a zona rural da cidade. Já no tocante aos conceitos colocados pelo Estúdio HAA! a comunicação franca e generosa dos ambientes com a área externa da casa seria imprescindível pois, somente assim, o projeto teria iluminação e ventilação naturais em abundância.

O escritório também desestimulou, desde o princípio, alterações na topografia do terreno, a fim de manter suas características preexistentes e evitar transtornos técnicos, aumento de custos e maiores impactos com a nova implantação. Como o loteamento já era totalmente plano – fruto de planificação anterior – seu desnível original, na verdade, foi simulado nas diferentes alturas da cobertura, como se fosse um espelhamento do terreno natural.

“Nesse projeto, a ideia central foi a criação de dois volumes com princípios, materiais e formas distintas, assim como o que eles abrigam. Um volume é leve, com forma livre, transparente, contendo salas de estar e jantar, áreas que, em suma, não tem funções tão definidas – servem para ‘se perder um pouco’ na companhia dos outros, para dançar, falar alto, dar risada. Ações tão imateriais quanto o volume”, explica o titular do Estúdio HAA!, Homã Alvico.

O primeiro bloco foi concebido em estrutura de concreto armado, com um jogo de vigas invertidas, grandes vãos e pequenos planos de laje em balanço. A escada de acesso ao segundo pavimento foi feita a partir do chumbamento de peças metálicas sob medida e os degraus receberam o acabamento de pisadas de madeira. Como proteção lateral, foram colocados cabos de aço que partem de cada degrau e se estendem até a laje de cobertura do segundo pavimento.

“O segundo bloco é sólido, opaco, preciso, austero, abrigando atividades mais funcionais, delimitadas ou individuais realizadas na casa – como os dormitórios, banheiros, cozinha, home office e sala de TV – que, em oposição ao primeiro volume, dizem respeito à concentração, introspecção e ao encontro consigo mesmo”, explicou o arquiteto.

Ainda neste volume, estrutura metálica e vidro foram combinados com o objetivo de possibilitar a integração com o jardim e, assim, atenuar os limites entre interno/externo. A cobertura também colaborou para criar a atmosfera de “espaço externo” por meio de uma grande abertura que permite a entrada de luz natural. Na área externa, existe a edícula que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira, fazendo frontalidade com a piscina e o jardim.

“Apesar das polaridades, as oposições dos blocos se encontram, uma vez que são totalmente conectados, permitindo uma infinita escala intermediária, que objetivamente é o que prevalece como construção formal e como tentativa de apreensão do espaço”, afirma Alvico.

Ficha Técnica

Casa Granada
Local Nova Granada, SP
Início do projeto 2013
Ano de Conclusão 2017
Área construída 285 m²

Arquitetura  Estúdio HAA! - Homã Alvico (autor); Felipe Zevoli, Luiza Andrade, Marcela Céspedes (colaboradores)
Fotos Evandro Nunes Oliveira