Estreia série documental A Cidade no Brasil

Dirigida pela socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz, a série que aborda aspectos e dimensões do urbanismo no país pode ser assistida, a partir de 25 de março (segunda-feira), no site do canal SescTV

Frame do documentário A Cidade no Brasil (Foto: Gabriel Barrela)

Concebida a partir do livro de mesmo nome do antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério, publicado em 2012, a série documental A Cidade no Brasil propõe uma reflexão sobre o fenômeno urbano no país, com base nos depoimentos de especialistas e pensadores. São 10 episódios - oito com cerca de 26 minutos e dois especiais (o primeiro e o último), com 40 minutos de duração cada um.

Dirigida por Isa Grinspum Ferraz, A Cidade no Brasil traz um olhar atento sobre as cidades brasileiras, desde a sua criação até a atualidade. "Pretendemos fazer uma espécie de 'arqueologia' da cidade brasileira, buscando ver e pensar nas várias camadas que a cidade de hoje encobre, desde nossas raízes indígenas, lusas e negras até os dias de hoje", explica. Ela comenta que as cidades são lugares de invenção, multiplicidade, tolerância e intolerância, de trocas e de expressões de criatividade cultural, além de discriminação, segregação e exploração. "Vamos mergulhar nesse universo com os olhos voltados para o futuro", completa a cineasta, que já concebeu e dirigiu a série O Povo Brasileiro, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e assinou o documentário de longa-metragem Marighella, a respeito de seu tio, o guerrilheiro Carlos Marighella.

A série é pontuada por imagens de arquivos garimpadas em cinematecas e centros culturais do Brasil, de Portugal e da França, e outras atuais filmadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Recife, Salvador e Belém. Seu primeiro episódio, A Cidade, conceitua esta área geográfica, discute como agem e se organizam seus habitantes e questiona o processo de urbanização no Brasil.

A produção aborda também as especificidades das cidades brasileiras em relação às cidades no mundo, e a diferença entre centro e periferia, que está sendo amenizada por meio das ações de coletivos de artistas e movimentos em prol de uma construção mais social e democrática da cidade.

Para Antonio Risério, há que se chamar a atenção para a crise urbana que o Brasil vive hoje - a maior de toda a história do país. "Daí que seja urgente e necessário conversar sobre o assunto. Até porque, há décadas, nossos governantes não movem uma palha para tentar mudar as coisas. A transformação tem de ser pensada, defendida e liderada por nós", explica. Risério é um dos entrevistados da série, juntamente com a também antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, o cientista Carlos Nobre, os arquitetos e urbanistas Alexandre Delejaicov, Ermínia Maricato, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Marta Bogéa, Paulo Ormindo e Renato Cymbalista, os produtores culturais Bruno Ramos e Sérgio Vaz, o educador Eduardo Cardoso, a arqueóloga Cristina Barreto, entre outros.

Com trilha sonora de DJ Dolores, a série inclui, ainda, os episódios Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena; O Brasil Nasceu Urbano; A Cidade Africana; Cidade de Vidas Embaralhadas; Sertão, Cidade, Segregação; Cidade Natural ou Desperdício?; Cidade e Migração; Vanguarda e Tradição; e Direito à Cidade. Todos eles serão disponibilizados, na íntegra, para serem assistidos gratuitamente sob demanda, em alta definição, com legendas em português, inglês e espanhol.

Para marcar o lançamento, está programado um evento no CineSesc, na capital paulista - no próprio dia 25 -, incluindo a exibição do 1º episódio e um bate-papo entre a Isa Grinspum Ferraz (diretora), Guilherme Wisnik (arquiteto e professor da FAU-USP) e Fernando Serapião (arquiteto e editor da revista Monolito).

Veja o trailer de A Cidade no Brasil!


A Cidade no Brasil
Direção Isa Grinspum Ferraz
Produtora Texto e Imagem
Realização SescTV
Episódios 10, com duração de 26 a 45 minuntos
Legendas Português, Inglês, Espanhol
Data de lançamento On Demand 25 de março, no site sesctv.org.br
Para assistir na TV a partir de 3 de abril (quarta-feira), às 21h, no canal 128 da Oi TV

Evento de lançamento
Data 25 de março (segunda-feira)
Horário a partir das 20h30
Local Cinesec
Endereço Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3087-0500
Entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes do início

Publicada originalmente em ARCOweb em 22 de Março de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora