Esquina da Arquitetura antecipa Natal em sua última edição do ano

Em clima festivo pelo final de mais um ano, o evento bimestral da revista PROJETO no showroom da Herman Miller em São Paulo foi realizado na última quinta-feira, 30 de novembro

O Natal do Esquina da Arquitetura foi celebrado por jovens e veteranos arquitetos, que também tiveram oportunidade de conferir o lançamento da revista PROJETO 440 e participar da homenagem aos personagens da seção Perfil dessa edição: o escritório Andrade Morettin Arquitetos.

Além dos sócios Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Rosa e Renata Andrulis, toda a equipe do escritório autor do icônico edifício do Instituto Moreira Salles, localizado na avenida Paulista, esteve presente no evento que já faz parte do calendário arquitetônico paulistano.

Para Morettin, o Esquina é uma iniciativa muito bacana, que já está virando tradição, e isso acaba constituindo uma espécie de agenda dos arquitetos de São Paulo: “Afinal, primeiro é uma festa. É muito legal que as pessoas venham celebrar o lançamento da revista. E é também uma oportunidade de celebração para o escritório, que faz 20 anos este ano”, explica o arquiteto.

GALERIA 1 - VEJA MAIS NO FINAL DA MATÉRIA (Fotos: Fábia Mercadante)

“A inauguração do IMS, que é um pouco a razão desse momento aqui, marca de uma maneira muito importante nossa trajetória, porque é um projeto especial, que consumiu o escritório por cinco anos. Então, é hora de comemorar e lançar as bases para mais 20 anos, um momento muito contente”, acrescenta.

Pela primeira vez no Esquina da Arquitetura, Marta Moreira, titular do MMBB Arquitetos, comenta: “A gente se vê nas obras que são publicadas, nas críticas, e tudo mais, mas ter o encontro físico, poder encontrar os amigos e conversar é uma maravilha. A iniciativa de promover esse encontro é muito feliz, pelo prazer, mas também pelo que promove enquanto conversa, troca de conhecimento, experiência”.

O MMBB assina o Sesc 24 de Maio, no centro da capital paulista, em parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. “A publicação do 24 de Maio na revista PROJETO ficou linda. O Paulo também achou muito legal, embora ele não esteja aqui hoje. A gente comentou, viu juntos”, revela.

Para Marta, o evento também é uma oportunidade de ouvir a opinião dos colegas sobre os recentes projetos, trocar impressões: “As pessoas chegam e falam sobre o projeto, que estiveram no edifício, comentam as experiências. Dá uma enorme satisfação saber que as pessoas estão desfrutando o 24 de Maio”.

O titular do escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, Rodrigo Loeb, acredita que os encontros do Esquina são muito importantes, porque eles começam a criar uma cultura de comunidade. “Os arquitetos, em geral, ficam muito mergulhados no escritório, produzindo desenhos, resolvendo as questões de projetos, os desafios da profissão. Essa é uma hora que a gente pode trocar experiências, conversar e compartilhar”.

Pedro Duschenes, sócio do Aleph Zero, escritório fundado em Curitiba, acha que o evento é importante para a arquitetura como um todo, pois permite manter uma relação amigável e de colaboração entre os arquitetos. “Tem muitos lugares que isso não acontece, em muitas cidades os arquitetos acabam não ajudando um ao outro. E essa iniciativa tem quase por efeito colateral que você venha e converse, e depois você pode acabar trabalhando com alguém”, revela.

O Esquina da Arquitetura contou com o patrocínio das empresas Interface, Roca Cerámica, Schüco, e Isover/Ecophon, o apoio da Atec Original Design, da Novo Ambiente e da indústria de mobiliário urbano mmcité8, além das parcerias com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro e com a DJ Chris Prado.

GALERIA 2 (Fotos: Fábia Mercadante)



Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Dezembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora