Dia do Arquiteto e Urbanista é aprovado no Congresso Nacional

Com a lei aprovada, o dia 15 de dezembro - data de aniversário de Oscar Niemeyer e de fundação do CAU - entra para o calendário nacional como o Dia do Arquiteto e Urbanista



O Senado aprovou nesta terça-feira, 12 de dezembro, o Projeto de Lei da Câmara 213/2015, que institui o dia 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista - data escolhida em homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer e a fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Agora, o texto segue para sanção presidencial.

O CAU/BR e os CAU/UF começaram a funcionar efetivamente em 15 de dezembro de 2011, pela Lei 12.378 de 2010, com a posse dos conselheiros eleitos poucos meses antes. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, escolheu a data para homenagear Niemeyer, que foi o primeiro arquiteto e urbanista a se registrar, mas veio a falecer um ano depois - em dezembro de 2012 -, às vésperas de completar 105 anos de vida.

“O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é uma forma de marcar para a sociedade brasileira a importância da nossa profissão. A escolha da data, dia 15 de dezembro, é significativa para o CAU e para a categoria, por ser a data de nascimento do mais importante arquiteto e urbanista brasileiro e um dos arquitetos mais importantes do mundo, Oscar Niemeyer”, afirmou o presidente em exercício do CAU/BR, Anderson Fioreti.

A proposta de lei foi apresentada em dezembro de 2014 pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Busato, que é arquiteto e urbanista e, atualmente, prefeito de Canoas, no Rio Grande do Sul. 



Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Dezembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora