De Caeté a Sobral, anel metálico celebra a concórdia

Arquitetos Nonato Veloso e Gustavo Penna explicam semelhanças entre Monumento da Luz e Museu Regina Mundi e trocam gentilezas

Um anel alusivo à aura da luz observada durante um eclipse ocorrido há quase cem anos, em Sobral, Ceará, é um dos elementos que definem visualmente o projeto com o qual uma equipe de Brasília - coordenada pelo arquiteto Nonato Veloso - venceu o concurso público Monumento da Luz, competição realizada pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente daquele município (o resultado da competição foi divulgado na segunda quinzena de julho). Assim como o projeto de Nonato, outros competidores recorreram ao desenho anelado como a figura geométrica representativa de suas propostas para o monumento.

Em um tempo em que o volume de informações e imagens só faz crescer, apenas algumas pessoas mais atentas, como é o caso do leitor do ARCOweb John Harrison - ou do círculo mais próximo do arquiteto mineiro Gustavo Penna -, notaram a semelhança entre o projeto da equipe de Brasília e a proposta de Penna para o Museu Maria Regina Mundi (Maria, Rainha do Mundo), iniciada em 2013 e prevista para ser construída no alto da Serra da Piedade, em Caeté, cidade a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte. No caso do projeto em Minas Gerais, o círculo significa o halo/aura presente em representações, desenhos e imagens religiosas.

Plágio ou coincidência? Antes que as discussões alcançassem as redes sociais e, eventualmente, pudessem fomentar a discórdia, Veloso e Penna (que foram colegas de universidade) conversaram e tornaram público o teor da conversa. Veja a seguir:

Pedido de benção a duas entidades: Nossa Senhora e Gustavo Penna

“Boa tarde, Gustavo. Aqui é Nonato, seu colega. O Adilson Melendez [editor adjunto da revista PROJETO] me comunicou que um projeto seu é muito semelhante ao nosso Monumento da Luz. Confesso que não conhecia e que não assino mais a revista. Assinei durante toda a minha vida profissional e aguardo uma publicação digital para voltar a assinar. Vi, agora, no site [ARCOweb], e gostei imensamente de sua proposta para o museu. Um grande abraço."

Com essa mensagem, comecei o diálogo com meu colega de turma e amigo, o grande Gustavo Penna. Eu e meu sócio na proposta para o monumento lembramos que, nos nossos primeiros estudos, o anel era vertical. Somente ao fazermos um modelo reduzido achamos melhor incliná-lo por dois motivos: primeiro porque o termo de referência do concurso alertava para o fato de que todas as propostas seriam avaliadas posteriormente em relação as suas alturas, uma vez que o terreno se encontrava em área tombada pelo patrimônio histórico; segundo, porque a distorção da luz – que era o motivo principal do tema e da comprovação da teoria de Einstein - se mostrava claramente registrada pela sombra projetada pelo anel inclinado. Anel que compareceu nas excelentes propostas premiadas em segundo lugar (anel horizontal) e em uma menção honrosa.

O Gustavo então me ligou e, do alto de sua generosidade e genialidade, me disse o seguinte: "Quem sabe, a gente não transforma esse barulho em música? Tivemos uma mesma ideia e vamos aproveitar para mostrar que, de fato, isso é possível". Fiquei feliz e um pouco aliviado, apesar do inevitável desconforto de termos pensado em algo semelhante à bela proposta do escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados para o Museu Regina Mundi, um espaço de devoção dedicado à Santa Maria, localizado na Serra da Piedade, em Minas Gerais. 


"Bom dia, Gustavo. Escrevi alguma coisa e estou te enviando, pedindo a benção a duas entidades: Nossa Senhora e Gustavo Penna."

Projeto de Superquadra Arquitetura - Nonato Veloso (coordenador), vencedor do concurso Monumento da Luz, em Sobral, CE 


Projeto de Gustavo Penna Arquitetos Associados para o Museu Maria Regina Mundi, em Caeté, MG

Publicada originalmente em ARCOweb em 02 de Agosto de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora