Confira o resultado do Prêmio Mies van der Rohe 2019

De 383 projetos nomeados no final de 2018, apenas 6 compuseram a lista dos finalistas no Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Contemporânea 2019


Projeto vencedor: Transformação de 530 moradias, de Lacaton & Vassal architectes, Frédéric Druot Architecture e Christophe Hutin Architecture (Foto: Philippe Ruault)

Nesta quarta-feira, 10 de abril de 2019, o resultado do Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Contemporânea 2019 – atribuído, a cada dois anos, a obras concluídas nesse período de tempo – laureou, como vencedor, o projeto Transformação de 530 moradias, de Lacaton & Vassal architectes, Frédéric Druot Architecture e Christophe Hutin Architecture. A menção honrosa intitulada Arquiteto Emergente foi dedicada à obra E26 (refeitório escolar), do escritório francês BAST.

Para a edição deste ano, 383 trabalhos de 238 cidades dispostas em 38 países foram nomeados, ao final de 2018, por especialistas independentes, associações nacionais de arquitetura e Comitê Consultivo do Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Contemporânea. Na última etapa, apenas 6 projetos compunham a lista dos finalistas. Também, em 2019, o júri foi formado por Dorte Mandrup (presidente), Frank McDonald, Maria Langarita, Kamiel Klaasse, Stefan Ghenciulescu, Angelika Fitz e George Arbid.

Ainda sobre o projeto vencedor, a proposta previa uma renovação dos 3 edifícios de habitação social de 530 moradias datados do início dos anos 1960. Assim: “A transformação dá, a todas as habitações, vida e nova qualidade aos espaços (...). A adição de jardins de inverno e varandas como extensão do pré-existente traz a oportunidade, para cada apartamento, desfrutar de mais espaço, luz natural, mobilidade de uso e mais vistas (...), conforme o memorial do projeto”.

As extensões, com 3,80 metros de profundidade, foram concebidas em módulos pré-fabricados. O mais relevante sobre o projeto diz respeito ao processo de obras, que permitiu a permanência de todas as famílias em suas residências. Também, as modificações não culminaram em nenhuma alteração em custo de aluguel do condomínio.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 7 de maio, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona. O evento reúne também abertura de exposição, palestras e debates. Mais informações estão disponíveis no site do EUmiesaward19.



Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Abril de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora