Concurso recebe propostas para bairro de Belo Horizonte

Organizado pelo escritório de arquitetura Vazio S/A, Coletivo Aurora e Eduardo de Jesus, o concurso é aberto a profissionais e estudantes de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas



Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2019, o concurso "Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana", que compõe o festival Outros Territórios, tem como objetivo receber projetos que reúnam um conjunto de intervenções efêmeras para o bairro Buritis, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A intenção é possibilitar uma mudança instantânea na paisagem do local montanhoso por meio da ocupação das "palafitas" (estruturas caracterizadas por vigas e pilares aparentes) presentes em diversos prédios do bairro.

Promovido pelo escritório de arquitetura Vazio S/A, Coletivo Aurora e Eduardo de Jesus, o certame de caráter público e internacional receberá ideias apresentadas por profissionais e estudantes que atuam nas áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas, explorando as potencialidades de dez palafitas destacadas pelo próprio edital.

O resultado do concurso será divulgado no dia 29 de janeiro de 2019. As intervenções escolhidas irão compor uma exposição no Viaduto das Artes, localizado na capital mineira, prevista para março do próximo ano. Posteriormente, elas serão organizadas em forma de festival cultural, quando se dará, efetivamente, a construção de algumas propostas selecionadas.

O objetivo do festival Outros Territórios é fomentar a discussão sobre um conjunto de espaços subutilizados existente em Buritis, com o objetivo de promover a reflexão sobre as potencialidades do bairro e da cidade já existentes. 

Além de um roteiro livre de visitação às obras, a iniciativa pretende se configurar como uma oportunidade para debates - também ocorrentes em março de 2019 - em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando gestão da cidade, passivos ambientais e arquitetônicos, vazios urbanos e mercado imobiliário.

Incrições e mais informações no site oficial do concurso Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana.

Publicada originalmente em ARCOweb em 14 de Novembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora