Concurso de ideias para o vale do rio Jundiaí (SP)

Iniciativa pretende lançar uma discussão pública e eleger o melhor projeto para reconectar o vale do rio Jundiaí ao entorno próximo e à região

A Prefeitura Municipal de Jundiaí, por intermédio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), entidade promotora, e o Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo AU Jundiaí, entidade organizadora, apresentam o Concurso Público Nacional de Ideias para o vale do Rio Jundiaí, em Jundiaí (SP).

Como ocorre em diversas cidades brasileiras ladeadas por um curso d’água, o vale do Rio Jundiaí hoje é marcado pela presença de um sistema viário ao longo de seu traçado, impedindo sua conexão principalmente com o entorno imediato. Vislumbrando um projeto para a área, a Prefeitura local estabeleceu diretrizes que ampliam o número de faixas para automóveis e propõem pistas expressas, justificadas pela necessidade de ligação aos demais municípios – mas agravando a falta de conexão entre rio, território e cidadão.

O objetivo do concurso é promover uma nova proposta de desenho para o lugar, considerando tanto o contexto regional – dentro do aglomerado urbano de Jundiaí -, quanto sua relação com a vida no entorno próximo. É esperado que, nas propostas, seja repensado o papel do Vale do Rio Jundiaí em sua ligação com os elementos de interesse histórico e cultural do Município, além de serem abordadas questões referentes a adensamento, mobilidade e meio ambiente, possibilitando novas identidades para a região.

Com o Concurso de Ideias para o Vale do Rio Jundiaí deseja-se inaugurar uma discussão pública capaz de proporcionar, no longo prazo, a evolução da paisagem com a necessária integração do rio na composição espacial – à semelhança dos processos ocorridos em diferentes lugares do mundo. Valem menção, nesse sentido, o Rio Manzanares, em Madri, na Espanha; o Rio Cheonggyecheon, em Seul, na Coréia do Sul; a recuperação das margens do Rio Rhône, em Lyon, na França; a recuperação das margens do Rio Ljibljanica, em Ljubljana, na Eslovênia, assim como outros locais que iniciaram as discussões e ações para a mudança da paisagem.

As inscrições e a entrega dos trabalhos está aberta até 29 de junho. Os trabalhos vencedores serão divulgados até 5 de agosto de 2019.

Mais informações, como as bases de referência e a área do candidato, você encontra no site.