AsBEA lança campanha Concorrência com Valor

A campanha realizada pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) tem como objetivo conscientizar os clientes sobre uma competição justa e valorizar a atuação do arquiteto no mercado

Foto: Africa Studio

A fim de incentivar uma concorrência honesta, transparente e ética entre os profissionais de arquitetura, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) lançou a campanha “Concorrência com Valor”.

A iniciativa visa conscientizar os contratantes e os demais participantes da cadeia produtiva arquitetônica sobre o conjunto de práticas que permitem a contratação justa de uma empresa de arquitetura e a valorização do mercado de arquitetura.

“O projeto de arquitetura é o início de uma cadeia que movimenta um amplo setor da economia (consultores, projetistas, construtoras e indústria). O contratante tem responsabilidade fundamental no crescimento desse setor, ao promover a concorrência entre empresas”, diz o manifesto da campanha.

Ainda segundo o texto, “Para que essa competição seja ética, é importante que o cliente reconheça a complexidade que está por trás de uma solução de projeto. A boa solução de projeto envolve questões metodológicas, funcionais, técnica, financeiras e estéticas, que são específicas de cada empresa e representam o valor de mercado desta corporação.”

A conscientização será feita por meio de apresentações de conceitos para clientes potenciais e parceiros das empresas inscritas na campanha. Os conceitos a serem apresentados estão relacionados com o funcionamento dos escritórios de arquitetura e suas atuações no mercado, como os critérios para seleção de empresas arquitetônicas, referenciais de prazos e valores.

Mais de 40 empresas já apoiam o movimento e qualquer empresa arquitetônica que se identifique com os valores da iniciativa pode se inscrever por meio do site da campanha.