Arq.Futuro exibe curso de Harvard sobre urbanismo gratuitamente

O curso da plataforma de ensino online HarvardX, ministrado pelo especialista em economia urbana Edward Glaeser, terá versões legendadas no canal do Arq.Futuro no YouTube


Centro de São Paulo (Foto By The Photographer – Own work, CC0)

O Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, trará ao público brasileiro, em versões legendadas para o português, o curso “CitiesX, o Passado, o Presente e o Futuro da Vida Urbana”. A exibição começa a partir do dia 26 de fevereiro no canal do Arq.Futuro no YouTube.

Organizado e ministrado por Edward Glaeser, professor da Universidade Harvard e um dos maiores especialistas em economia urbana da atualidade, o curso é parte da plataforma de ensino online HarvardX e compõe um panorama abrangente sobre a origem e o desenvolvimento das cidades.

Glaeser explora os temas essenciais do pensamento sobre cidades fazendo, alternadamente, recortes geográficos, históricos e temáticos: em uma aula, usa o exemplo de Seattle para explicar a formação de polos de tecnologia e capital humano; em outra, trata da importância do poder político para a consolidação de Roma como capital imperial na antiguidade. 

Nas aulas dedicadas ao Brasil, gravadas em São Paulo e Rio de Janeiro em 2017, explora os temas mais eminentes das cidades brasileiras: a importância da atividade econômica, os problemas sociais e as boas iniciativas para tornar essas cidades melhores para todos. 

Outros assuntos explorados no decorrer das aulas de CitiesX são planejamento urbano, saúde pública, transporte, zoneamento, custo de vida, inclusão social, crime e congestionamento. O curso é composto por aulas ministradas por Glaeser, filmagens e entrevistas em várias cidades do mundo, além de conversas com acadêmicos, gestores públicos, líderes urbanos e residentes das cidades.

O curso tem currículo multidisciplinar e sua abordagem é enriquecida pelo diálogo constante com profissionais renomados de outros campos do saber, incluindo Sociologia, Planejamento Urbano, Jornalismo, Antropologia, História, Arte, Arquitetura e Música. Dessa forma, os alunos têm acesso a uma compreensão das questões urbanas por diversas perspectivas. A duração de CitiesX é de 12 semanas, com 5 a 7 horas de conteúdo semanal.