25 novos filmes sobre arquitetura, urbanismo e design

Documentários e longas de ficção apresentam peculiaridades, desafios e perspectivas do setor

Nova York recebe na segunda quinzena de outubro o Architecture and Design Film Festival 2014, que exibirá 25 novos filmes que abordam a arquitetura, o urbanismo e o design. Entre documentários e longas de ficção, a lista traz títulos sobre obras famosas como o Centre Pompidou de Paris, e de arquitetos consagrados como o italiano Michele De Lucchi.

Confira abaixo uma seleção feita pelo Architizer com trailers de dez filmes da mostra.

Cathedrals of Culture Series – 3D – Centre Pompidou

O diretor Karim Ainouz escolheu o Centre Pompidou como personagem principal deste filme, organizado em torno de um dia comum no complexo.

Neon

O filme explora o surgimento e a relevância do design de neon feito em Varsóvia, Polônia, nas décadas de 1960 e 1970. 

Why a Film About Michele De Lucchi

Os diretores dão uma resposta retórica ao título do filme, que aborda a arquitetura radical do arquiteto italiano para a Olivetti e sua intensa relação com Ettore Sottsass.

Telos: The Fantastic World of Eugene Tssui

As ideias de Eugene Tssui guiam o documentário, que explora como seria o mundo se todas as propostas do arquiteto tivessem sido colocadas em prática.

Making Space: 5 Women Changing the Face of Architecture

O documentário traz as histórias de cinco mulheres que contribuem para mudanças no setor: Annabelle Selldorf, Farshid Moussavi, Odile Decq, Marianne McKenna e Kathryn Gustafson.

Brooklyn Farmer

Vencedor de diversos prêmios, o filme explora o cotidiano do Brooklyn Grange, um grupo de agricultores urbanos que tentam estabelecer a atividade em Nova York.

Christiania – 40 Years of Occupation

O longa conta a história de uma comunidade que ocupa ilegalmente uma base militar abandonada em Copenhague há 40 anos.

Dior and I

O diretor estreante Frédéric Tcheng mostra, com privilegiado acesso, o cotidiano de criação de uma nova coleção para a Dior.

Fourth Wall

Explorando a importância de espaços culturais, o filme documenta os dois anos de construção do Theatre de Liage, inaugurado em outubro de 2013 na Bélgica.

Maker

A fim de quebrar estereótipos, o filme apresenta o “Maker Movement” e seu crescente impacto na sociedade, cultura e economia dos Estados Unidos.