Vigliecca & Associados vence concurso internacional

O escritório brasileiro foi o vencedor de um concurso internacional para a construção de um conjunto de habitação social em Bogotá, na Colômbia


Vista noturna do projeto vencedor, assinado por Vigliecca & Associados em parceria com o escritório Ensamble AI e o arquiteto Luis Fique (Reprodução: Vigliecca & Associados)

O processo até a escolha final se dividiu em duas fases, nas quais participaram um total de 20 escritórios do mundo todo - entre eles, convidados da Espanha, do Reino Unido, de Portugal, da Holanda e da Bélgica, além da própria Colômbia.

A incumbência? O projeto masterplan para um conjunto residencial de quase mil apartamentos que mesclam habitação social e econômica - observado o objetivo de construir habitaçao social de alta densidade com qualidade.

Para a equipe idealizadora do projeto, há uma clara justificativa para o trabalho desenvolvido: "No contexto atual, em que se constata um choque da cidade com a geografia, projetos dessa escala não podem ser apenas habitação, devem ser instrumentos de regeneração cívica - o edificar transcende as exigências físicas e funcionais para estabelecer uma fusão com o lugar, evidenciando sua pertinência social e cultural".

O escritório Vigliecca & Associados trabalhou em parceria com o escritório colombiano Ensamble AI e o arquiteto Luis Fique na proposta, percebida pelo austríaco Georg Wolfgang Reinberg, integrante do corpo internacional de jurados, pela "contundência da implantação com a criação de um grande parque central e sua conexão com os rios circundantes".

"A conexão e a praça na Avenida Centenario é muito generosa e oferece grande valor à cidade", destacou o júri. Além disso, "a localização do edifício com serviços sociais nesta praça o torna muito atraente e facilmente acessível aos usuários e possibilita uma construção faseada" complementa. Da mesma forma, o registro final do julgamento acrescenta que "a integração de pedestres dos rios San Francisco e Fucha como todo foi bem planejada".

O concurso foi organizado pela Compensar, serviço social da Colômbia, junto à Universidade de Los Andes. A construção está a cargo da construtora Ingeurb.

Mais detalhes sobre o projeto aqui



Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Fevereiro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora