Mapa Arquitetos: Residência, Xangri-lá, RS

Projetada pelo Mapa Arquitetos, esta residência de lazer está localizada em Xangri-lá, cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. O pavimento superior parece equilibrar-se sobre o muro/empena de concreto, elemento no qual se encontra o acesso da moradia.

O enredo do romance Horizonte perdido, escrito pelo inglês James Hilton e publicado em 1933, transcorre em uma região paradisíaca, nas montanhas do Tibete, que o autor chamou de Shangri-lá. Quase seis décadas depois, e com a grafia ligeiramente alterada, o distrito de Xangri-lá, em Capão da Canoa, litoral do Rio Grande do Sul, manteve esse nome quando um plebiscito, em 1992, deu o sim à transformação do local em cidade. Foi nesse município que o Mapa Arquitetos projetou a residência Xan (o estúdio adota um código de três letras para controle de seus trabalhos, daí a denominação). Diferente de outras regiões costeiras do país, o litoral gaúcho é pouco atraente em termos geográficos, sem distinções perceptíveis na paisagem entre as cidades. “Não se nota onde começa uma e acaba a outra”, afirma o arquiteto Luciano Andrades, um dos associados do Mapa.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante