Aplicativo do Google mapeia e reproduz ambientes em modelos 3D

O Project Tango tem como objetivo equipar smartphones com um sistema que mapeia ambientes em tempo real

O Google acaba de divulgar seu novo projeto de pesquisa, o “Project Tango”, que pretende reproduzir ambientes em 3D navegáveis. O objetivo é desenvolver um sistema para smarphones que possa mapear o entorno, interno ou externo, e recontruí-lo virtualmente a fim de indicar direções e coordenadas em tempo real.

O sistema Tango funciona por meio de uma câmera com sensores de movimento e profundidade, instalada em smartphones Android. Conforme o usuário se move, apontando o celular para o ambiente, os sensores tiram 250 mil medidas por segundo dos arredores, que são projetadas em um mapa tridimensional.

Para a fase inicial de testes, a gigante da tecnologia criou 200 aparelhos, destinados à produtores de softwares o desenvolvimento de novas ferramentas de mapeamento, jogos e algoritmos. De acordo com o vídeo de apresentação do projeto, o novo sistema irá melhorar as ferramentas de navegação, jogos e auxiliar deficientes visuais a caminhar por uma área desconhecida.

Além disso, o sistema também será configurado para emitir medidas precisas de ambientes internos e objetos. “Se você está imaginando se o seu novo sofá irá caber na sala de estar, Tango pode te ajudr com isso”, afirma Vince Pascual, Speck Design do projeto.

Assista abaixo o vídeo divulgado pelo Google: