Ieoh Ming Pei é o vencedor do UIA Gold Medal de 2014

O prêmio será entregue ao arquiteto chinês, em cerimônia oficial, no dia 6 de agosto

A União Internacional de Arquitetos (UIA) acaba de anunciar que o arquiteto Ieoh Ming Pei é o vencedor do Gold Medal. Vencedor da edição de 2014, o chinês foi escolhido pelo seu estilo único, rigor atemporal e sua relação com a história, o tempo e o espaço.

Para a comissão julgadora, presidida pelo arquiteto Albert Dubler, a premiação tem como objetivo de “reconhecer e coroar Pei, cuja vida e trabalho se expande junto com a história da arquitetura moderna pelos cinco continentes”.

Mesclando elementos do movimento pós-moderno e do brutalismo, o arquiteto chinês é o autor de importantes obras da atualidade, como a famosa pirâmide de vidro do Museu do Louvre, o National Museum of Art, construído em Washington, o Johnson Museum of Art de New York e o Museum of Islamic Art, erguido em Doha, Qatar.

Com mais de 60 anos dedicados à arquitetura, Pei já foi contemplado com os mais renomados prêmios internacionais. Compõem a coleção do arquiteto, o Prêmio Pritzker de 1983, o Royal Gold Medal de 2010, o AIA Gold Medal (1979) e o Praemium Imperiale (1989).

Concecido anualmente, o prêmio será entregue em cerimônia oficial, no dia 6 de agosto, durante o UIA World Congress of Architecture, a ser realizado em Durban, África do Sul.

Para mais informações, acesse: www.uia-architectes.org