Hashim Sarkis será o curador da Bienal de Veneza 2020

Ele foi apontado seguindo a recomendação de Paolo Baratta, presidente do conselho da Bienal. Doutor em arquitetura e autor de vários livros, Sarkis
terá a missão de atuar como curador da exibição internacional de arquitetura na próxima edição da mostra

Hashim Sarkis, curador da exposição de arquitetura da Bienal de Veneza de 2020 (Foto: Bryce Vickmark).

De origem libanesa, o arquiteto empresta seu nome ao Hashim Sarkis Studios (HSS), escritório fundado há 20 anos e que mantém unidades em Boston (Estados Unidos) e Beirute (Líbano). Sarkis foi membro do júri internacional na Bienal de 2016 e projetou, junto à equipe de seu escritório, o pavilhão dos Estados Unidos de 2014 e o da Albânia, em 2010.

Graduado em Arquitetura e Belas Artes pela norte-americana Rhode Island School of Design e doutorado em arquitetura pela renomada Universidade Harvard, é atualmente reitor da Escola de Arquitetura e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ao longo da carreira, publicou vários livros e artigos sobre história e teoria da arquiteura moderna, a exemplo de "Le Corbusier's Venice Hospital", de 2001, e "Circa 1958, Lebanon in the Projects and Plans of Constantinos Doxiadis", de 2003.

A respeito da nomeação, Paolo Baratta afirma: "Indicamos o curador da próxima Bienal de Arquitetura dentro do prazo necessário para organizar a exibição e em respeito às normas vigentes. Com Hashim Sarkis a Bienal terá um curador particularmente ciente dos temas relevantes para a sociedade atual, na qual várias realidades contrastantes impactam nosso jeito de habitar".

Sarkis responde dizendo-se honrado, humilde, e ainda comenta: "O mundo vem colocando novos desafios para a arquitetura. Estou ansioso para trabalhar com profissionais do mundo todo para, juntos, imaginarmos um meio de fazer frente a esses desafios".

Na ocasião, as datas exatas também foram aprovadas: ficou definido que a 17a Exibição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza ocorrerá entre 23 de maio e 29 de novembro de 2020, com pré-abertura dias 21 e 22 de maio e a abertura ao público no sábado, 23 de maio.

Saiba mais no site oficial da Bienal

Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Dezembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora