Exposição traz arquitetura e conceitos de Balkrishna Doshi

Com a temática “Arquitetura para o povo”, exposição ocorrerá no Vitra Design Museum, na Alemanha


Estúdio Sangath Architect's Doshi, em Ahmedabad (Foto: Iwan Baan | reprodução Vitra Design Museum)

Entre 30 de março a 8 de setembro de 2019, a exposição “Arquitetura para o Povo” estará aberta a visitações na cidade de Weil am Rhein, Alemanha. Inaugurada no dia 29 de março de 2019, às 18:00, por uma palestra com Balkrishna Doshi - laureado em 2018 pelo prêmio Pritzker -, o objetivo da mostra é apresentar ao público o trabalho do arquiteto, trazendo o legado de suas produções e de como essas redefiniram a arquitetura moderna indiana.

A retrospectiva segue quatro seções divididas em temas principais, a começar pelos edifícios educacionais assinados por Doshi – como o campus do Centro de Planejamento Ambiental e Tecnologia, em Ahmedabad. A segunda diz respeito ao uso residencial, que é fruto do embasamento na filosofia de Mahatma Gandhi e da participação popular individualizada em cada projeto.

Já a terceira tematiza o uso institucional, presente nos últimos 60 anos de trabalho do arquiteto – como, por exemplo, o famoso Instituto Indiano de Administração, em Bangalore. A última é dedicada aos projetos de planejamento urbano em grande escala, como o exemplificado pelo empreendimento Vidhyadhar Nagar que comporta 150 mil moradias, no norte da Índia.

A exposição incluirá acervo original do arquiteto, que inclui desenhos, modelos do arquivo, fotografias, filmagens e instalações em grande escala.

Para mais informações, acompanhe a exposição pela #VDMDoshi, ou acesse o site oficial do Vitra Design Museum.



Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Março de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora