30 edifícios históricos em uma única construção

Fumio Matsumoto reuniu em um único volume uma série de edifícios famosos que todo arquiteto deveria conhecer


(Imagem: divulgação)


"Memories of Architecture" é o nome dado à criação concebida em impressão 3D pelo arquiteto e professor da Universidade de Tóquio Fumio Matsumoto. Em exposição no anexo Koishikawa do Museu de Arquitetura da Universidade de Tóquio, o modelo busca transcender os tempos históricos da construção civil e, em consequência, fazer refletir sobre como as sociedades de cada época se organizavam e entendiam arquitetura.

A colagem monocromática em escala 1:300 também possibilita fácil percepção de como ocorreram as mudanças na plástica e estrutura das contruções com o passar dos anos, e como os elementos característicos dos edifícios se reorganizaram: ora maciços e fechados, ora delgados e abertos, sendo a cronologia seguida da base para o topo.

Na maquete podem ser encontradas fachadas, formas exteriores e interiores de grandes construções, incluindo o Panteão; o Palazzo Ducale em Veneza; a Bibliothèque Sainte-Geneviève, de Henri Labrouste; a sede da Johnson Wax, por Frank Lloyd Wright, entre outros.

O modelo é parte da exposição “Architectonica", permanente no anexo do museu. Localizado dentro do Jardim Botânico de Koishikawa, tal anexo inclui modelos famosos de arquitetura ao redor do mundo e fotografias que documentam as fases de construção de vários edifícios universitários.

Confira o diagrama do "Memories of Architecture".



Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Janeiro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora