Vencedores de concurso de ensaios propõe uma nova SP

Entre duas modalidades, dez trabalhos dividem o prêmio total de 350 mil reais

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o departamento regional do Instituto de Arquitetos do Brasil, acaba de divulgar o resultado do “Concurso Nacional Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo”. Dentre 56 trabalhos inscritos, a comissão julgadora elegeu dez trabalhos , que dividirão o prêmio total de 350 mil reais.

A competição foi realizada com o intuito de abrir espaço para a contribuição de arquitetos e urbanistas no processo de revisão do zoneamento da cidade, preconizado pelo novo Plano Diretor Estratégico, atualmente em fase de análise na Câmara Municipal.

Projetos submetidos em ambas modalidades, que englobam padrões urbanísticos gerais da configuração urbana ou padrões específicos para unidades territoriais selecionadas, foram avaliados conforme quatro critérios pré estabelecidos.

O primeiro diz respeito ao enfrentamento de questões polêmicas sobre o zoneamento de São Paulo, passando para a experimentação de configurações espaciais em diferentes escalas e proposições de recortes que “extrapolam critérios funcionais e quantitativos, apresentando possibilidades inovadoras”. E, por fim, a consistência da argumentação, precisão conceitual e coerência com as diretrizes do novo Plano Diretor.

De acordo com a ata do concurso, todos os trabalhos selecionados se complementam em seus múltiplos enfoques e abordagens temáticas. “[O conjunto dos projetos] trazem, também, subsídios para a atualização do zoneamento de São Paulo, no sentido de torná-lo um instrumento que favoreça a construção de espaços urbanos qualificados que privilegiem e atendam ao interesse coletivo”, afirma o documento.

Veja pranhcas dos projetos vencedores na galeria. Para conferir os projetos completos, clique www.iabsp.org.br