Triptyque assina edifício que produzirá própria energia no RJ

Estrutura terá sistema de painéis fotovoltaicos instalados ao longo da fachada bioclimática

Na Avenida Rio Branco, centro do distrito comercial do Rio de Janeiro, o edifício RB12 passará por um processo de retrofit a fim de adaptar e remodelar a estrutura de acordo com os padrões internacionais de ecoeficiência.

Desenvolvido pelos arquitetos do escritório franco-brasileiro Triptyque, o projeto prevê a instalação de elementos visando o conforto térmico, a gestão do consumo de água, o aproveitamento da luz natural por meio de painéis fotovoltaicos, e o uso de pilha de combustível para a geração da energia.

Na fachada bioclimática, composta por um jogo de vidros duplos com brilho diamantado em zigue-zague que reduzem a temperatura interna, serão instalados painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica.

Em paralelo, células de hidrogênio transformarão o gás natural encanado em eletricidade por meio de um processo chamado pilha de combustível. Ambas as técnicas de obtenção de energia limpa são pioneiras no país.

Com a gestão de projetos a cargo da MMC Investimentos, o edifício contará com elementos paisagísticos suspensos ao longo de sua extensão, bem como um terraço verde no último de seus 21 pavimentos.

Nos 3,2 mil metros quadrados de área útil, um sistema de ar condicionado de ligas frias vai refrescar o ambiente interno das altas temperaturas no verão carioca.

Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Março de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora