Stemmer Rodrigues: Edifício residencial, Porto Alegre

Edifício com bossa

Os materiais usados na fachada deste edifício residencial, situado em bairro nobre da capital gaúcha, colaboram para sua boa relação com o entorno

Projetado pelo escritório de arquitetura Stemmer Rodrigues - também responsável pela incorporação do empreendimento -, o edifício de apartamentos situado em Petropólis, bairro nobre de Porto Alegre, teve o enriquecimento da escala urbana e a harmonia entre a construção e a cidade como partido.

O elemento mais marcante da obra é um grande paralelepípedo de concreto e vidro em toda sua extensão frontal, que estabelece a ligação entre os três primeiros pavimentos. Esse volume horizontal se opõe à torre residencial de 11 andares, que traz amplos planos de vidro intercalados com finos elementos de concreto.

Segundo memorial do projeto, um dos principais desafios era construir algo inovador na região, mas que cumprisse com as leis locais, que impõem restrições em recuos e implicam na predominância geométrica. "A inspiração veio de importantes arquitetos modernistas brasileiros, como Vilanova Artigas, e fortes ícones arquitetônicos como o Masp [Museu de Arte de São Paulo]", revela o escritório gaúcho.

Por meio da transparência de sua fachada principal, a edificação denominada "Bossa" confirma a relação humana do projeto, estabelecendo o diálogo entre moradores e pedestres. Dos 20 apartamentos, todos de frente e com plantas com 120 metros quadrados de área, é possível obter vistas panorâmicas e abundante iluminação natural. Sobre o nível térreo, há ainda duas penthouses com layouts distintos.

No térreo, essa acentuada transparência - presente nos elementos que conectam a rua ao espaço social dos fundos - sugere conexão entre os jardins e a natureza no entorno do prédio.

Na proposta de Stemmer Rodrigues, os espaços dedicados ao lazer foram concebidos como extensão do lar dos moradores (o Bossa conta, por exemplo, com piscina aquecida, biblioteca, academia, área gourmet interna e externa, hidromassagem etc.). 

A sustentabilidade ganhou grande destaque no projeto vencedor do "High-Rise Architecture - Brazil" International Property Awards 2013 - 2014, desde a racionalização do uso de energia elétrica e de fontes recicláveis durante a construção, até conceitos da implantação no terreno, orientação solar estratégica, ventilação cruzada, entre outros. 



Ficha Técnica

Edifício Bossa
Local Porto Alegre, RS
Conclusão da obra 2016
Área construída 5.344 m²

Arquitetura Stemmer Rodrigues - Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Luciana Medeiros (equipe)
Fotos Marcelo Donadussi

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Novembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora