SuperLimão Studio: Pizzaria Bráz Elettrica, São Paulo

Mobilidade, praticidade e funcionalidade

Além de uso intenso de elementos visuais que remetem à eletricidade, a concepção do projeto desta pizzaria girou em torno da facilidade de uso e de locomoção para fluxos rápidos

Um imóvel de esquina com 140 metros quadrados, pé-direito alto, paredes semidemolidas, mesas comunitárias e dois fornos elétricos à vista. Assim é o espaço ocupado pela pizzaria Bráz Elettrica, em Pinheiros, bairro na zona oeste de São Paulo, cujo projeto de arquitetura foi assinado pelo SuperLimão Studio a convite do grupo dono do estabelecimento: a Cia. Tradicional do Comércio.

O partido buscou imprimir identidade informal e despretensiosa ao antigo sobrado, oferecendo elementos que dialogam com o público disposto a experimentar pizzas - discos individuais de massa leve, assados em forno elétrico napolitano - de uma maneira diferente: com as mãos.

A gênese do projeto é a estética criada em torno do tema eletricidade, desde o nome da pizzaria, em LED, até elementos visuais marcantes no espaço - uma mistura de diversas ligas de metais nos revestimentos e nas instalações elétricas, principalmente o cobre, material que aparece na forma de tubulações dessa rede até o revestimento do forno.

A linguagem também aparece no projeto de iluminação, onde foram usadas peças e isolantes elétricos de alta tensão de vidro e cerâmica, e na escada e seu guarda-corpo metálicos, que remetem à estrutura de torres de alta tensão.

O coração do negócio é o forno de marca italiana, que foi projetado sobre rodas para facilitar sua movimentação, assim como as geladeiras, balcões e caixas. Tudo isso segue conceitos fundamentais do projeto: mobilidade, praticidade e funcionalidade. A área de lavagem de bandejas, devido à infraestrutura hidráulica, é a única fixa.

A fachada original da casa foi mantida e pintada de azul escuro e amarelo. O layout foi planejado para a otimização e fluxo rápido de serviço. O banheiro, por exemplo, pode ser acessado pelo lado de fora da pizzaria, através de um botão interno, permitindo mais espaço nos interiores. O piso é de concreto lixado com o agregado exposto devido ao grande fluxo de pessoas.

As mesas comunitárias do salão, produzidas de madeira cumaru com detalhes em pinus, se contrapõem aos demais materiais da proposta. No piso superior ficam mesas e sofás com diferentes configurações. A flexibilidade também é característica do mobiliário disposto na calçada.



Ficha Técnica

Pizzaria Bráz Elettrica
Local São Paulo, SP
Ano do projeto 2017
Área total 140 m2

Arquitetura SuperLimão Studio - Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Leticia Domingues, Ana Galante (equipe)
Gerenciamento de execução Palomo Matos
Projeto luminotécnico LDArti
Comunicação visual Loudtt
Intervenções de ilustrações Lu Maia, Ale Shiva, Camila Prado
Fotos Maíra Acayaba 

 

Fornecedores

Coisas D Casa (mobiliário)

Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Abril de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora