Vistas e aberturas

Shieh Arquitetos Associados: Casa de Campo São Roque, SP

“Uma casa de campo aconchegante, para relaxar e receber a família e os amigos”, afirmou a equipe do Shieh Arquitetos Associados que, juntamente a essa premissa, elaborou o projeto da residência agregando, ao partido, a relação entre lote e panorama externo

Diante da vista privilegiada que o lote, situado na cidade de São Roque, interior de São Paulo, possuía em relação à exuberante mata preservada e ao campo de golfe aos fundos do terreno, o projeto deste sobrado tenderia a destinar, como fachada principal, justamente aquela que estivesse voltada para sua face posterior. O partido ainda estaria maiormente confirmado ao considerar o formato do lote que, em rápida consideração, assume formato retangular, a não ser pela testada ligeiramente esguia - situação desfavorável a essa parte do terreno.

A opção do Shieh Arquitetos Associados, responsável pelo projeto, foi então de sintetizar o fluxo do térreo em um eixo central interno que convida, naturalmente, a chegar e se deslocar para os fundos da residência. Apesar do caráter de passagem, o corredor se abre rapidamente ao espaço social e, desde o início, ladeia o jardim lateral externo, excluindo a possível sensação de enclausuramento de um espaço com tal finalidade.

A convivência, portanto, desdobra-se nos fundos e se articula entre home theater, sala de lareira e cozinha - essa última como ponto central da casa, estando ao lado do jardim externo e com vista para a mata preservada e o campo de golfe. As aberturas, quase totais, possibilitam a entrada de luz, ventilação e permitem o contato com o externo. Do lado de fora, varanda, solário e área da piscina ampliam o convite para apropriar-se do entorno.

Atrás da lareira está a escada de acesso ao pavimento superior, que dispõe o setor íntimo da moradia, constituído pelas suítes, sala de TV, sala de estudos, varanda e pelos quartos da família. Como quebra à monotonia, uma escada escondida, que parte do jardim externo no térreo, chega ao deck superior e se posiciona acima da cozinha. A ideia era proporcionar mais uma área externa que se aproveitasse, novamente, da paisagem e, assim, funcionasse como extensão aos espaços de mesma função do térreo.

O desenho ortogonal - resumido em planos verticais e horizontais - e materialidade clean designam mais uma escolha projetual que valoriza a vista, já que a residência não concentra atenção visual quando observada por fora e, assim, passa a evidenciar as linhas orgânicas e cores do cenário exterior.



Ficha Técnica

Casa de Campo São Roque, São Paulo
Área do terreno
1.250 m²
Área construída
500 m²
Ano de início do projeto
2013
Ano de conclusão
2018

Arquitetura Shieh Arquitetos Associados - Shieh Shueh Yau, Leonardo Shieh, Irene Shieh, Kathia Shieh, Karen Minoda, Nathália Grippa, Ricardo Azevedo (arquitetos responsáveis)
Construtora Machado Freire
Interiores Sabrina Marques Arquitetura e Design
Paisagismo Studio Clariça Lima
Fotos Lufe Gomes

Fornecedores

Evandro Maqui (marcenaria)
LabLuz (iluminação)
Inalco, Decortiles, Portobello (piso porcelanato)
Palimanan (revestimentos)
Indusparquet (assoalho)
Breton (mobiliário)
L'oeil e Tidelli (mobiliário externo)
Amorim (persianas e toldos)
TotalMaster (pergolado)
Novobox (box e espelhos)

 

Publicada originalmente em ARCOweb em 07 de Junho de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora