Piquenique italiano inspira noite do Esquina da Arquitetura

O evento promovido pela PROJETO e Herman Miller recebeu arquitetos e profissionais do setor, na última quinta-feira (5), em São Paulo

O penúltimo Esquina da Arquitetura de 2017 - encontro realizado bimestralmente pela revista PROJETO em conjunto com a marca de mobiliário Herman Miller - reuniu arquitetos e profissionais do mercado em torno de um tradicional piquenique italiano na noite da última quinta-feira, 5 de outubro, em São Paulo.

O tema do evento foi inspirado no escritório liderado pelo casal Renato e Lilian Dal Pian há 25 anos, o Dal Pian Arquitetos, que teve seu perfil traçado na edição 439 da PROJETO - lançada oficialmente na ocasião. Renato nasceu no Brasil, mas sua família é origem italiana - vem daquele país o sobrenome que intitula o estúdio com sede em São Paulo.

GALERIA 1 - VEJA MAIS NO FINAL DA MATÉRIA (Fotos: Fábia Mercadante)

“Pra gente é uma satisfação sair na revista. Ela tem 40 anos e foi exatamente há 40 anos que eu entrei na universidade. Lilian também entrou neste mesmo período”, revela Renato. Ele ainda acrescenta: “A PROJETO continua com a mesma qualidade que ela se propôs a ter no seu início, apesar de os meios de divulgação serem muito mais amplos do que eram, ela continua sendo, pra mim, uma grande referência, se não a maior referência de periódico de arquitetura que nós temos”.

Lilian comenta que foi uma alegria muito grande o escritório ter sido convidado para ser tema do Perfil: “Primeiro, porque a gente pôde mostrar nossos últimos trabalhos. E porque pudemos mostrar também a nossa trajetória, o que a gente pensa, o que a gente é como arquiteto”.

A arquiteta Paula Otto, do escritório Arquitetura Nacional, elogiou o tradicional evento que acontece no showroom da Herman Miller, na zona sul de São Paulo. “Eu acho interessante a gente ter esse tipo de contato entre arquitetos, porque o nosso mercado acaba sendo um pouco fechado em si mesmo. Nos escritórios pequenos, por exemplo, muitas vezes o arquiteto trabalha sozinho a vida inteira. Esses momentos servem para conhecer pessoas que eu posso indicar ou que possam me indicar. Por exemplo, nossa última casa, que está ficando pronta agora, foi o arquiteto de interiores que nos indicou”, revela.

Valério Pietraróia, do NPC Arquitetura, diz sentir falta de mais iniciativas como a do Esquina da Arquitetura, pois falta espaço para conversar sobre arquitetura no dia a dia, pessoalmente. “Por mais que as mídias eletrônicas hoje tenham a informação, elas não suprem o contato”. Para sua sócia, Claudia Nucci, “é um formato diferente de evento. Muito importante pra gente reencontrar os próprios arquitetos, os colaboradores, reafirmar os laços”.

Luis Capote, do LoebCapote Arquitetura e Urbanismo, também ressaltou o formato do evento: “Acho que existem outros por aí. Mas esse é bem bacana. Dá vontade de vir”. Para ele, é uma oportunidade de encontro para os arquitetos, para ver as novas publicações da revista PROJETO, atualizações do mercado, além de sempre ter fornecedores envolvidos.

O Esquina da Arquitetura contou com o patrocínio das empresas Interface, Roca Cerámica, e Isover / Ecophon, o apoio da Atec Original Design, da Novo Ambiente, da importadora de vinhos Mistral e da indústria de mobiliário urbano mmcité8, além das parcerias com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro e com a DJ Chris Prado.

GALERIA 2 (Fotos: Fábia Mercadante)



Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Outubro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora